16 de abril de 2024
Eleições 2024

Pesquisa Serpes aponta possível vitória de Antônio Gomide para prefeito de Anápolis

Preferência ao petista foi ainda maior do que a mostrada pelo Paraná Pesquisas e divulgada no último dia 8 de fevereiro
Além de Antônio Gomide, que lidera em todos os cenários, aparecem também Márcio Correa, o atual prefeito Roberto Naves, que não pode se candidatar, Márcio Cândido e outros; confira. (Fotos: reprodução)
Além de Antônio Gomide, que lidera em todos os cenários, aparecem também Márcio Correa, o atual prefeito Roberto Naves, que não pode se candidatar, Márcio Cândido e outros; confira. (Fotos: reprodução)

Uma nova pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Serpes e divulgada pelo Jornal Contexto nesta sexta-feira (23), mostrou a preferência ao pré-candidato Antônio Gomide (PT) para ser o próximo prefeito de Anápolis. Como mostram as informações, o petista lidera em todos os cenários possíveis e, no primeiro deles, se as eleições fossem hoje, ganharia, até mesmo, em primeiro turno.

Neste primeiro cenário, Antônio Gomide chega a 57,7% das intenções de voto, seguido de Márcio Correa (MDB), com 8%, seguido pelo vice-prefeito Marcio Cândido (PSD), com 6,8%. Na quarta posição o tucano Hélio Lopes (PSDB) aparece com 3%, mesmo percentual de Kim Abrão (Novo). Já Léo Batista (DC) atinge 1,7%, enquanto Rebeca Romero (MDB) tem 1,3%.Pelo PSOL, Eugênio Lourenço Dias tem 0,8%. Os brancos e nulos apontam para 8,3% dos entrevistados, enquanto os indecisos são 9,3%.

Preferência ao petista foi ainda maior do que a mostrada pelo Paraná Pesquisas e divulgada no último dia 8 de fevereiro, como mostrou o Diário de Goiás. Nesta Antônio Gomide apareceu com mais de 40% em todos os cenários.

Ainda sobre a pesquisa do Instituto Serpes, nos outros cenários cenários, citando outros pré-candidatos, houve a inserção de nomes como o deputado estadual Amilton Filho (MDB), o vereador Lisieux Borges, o ex-prefeito Pedro Sahium (PDT) e o vereador Leandro Ribeiro (PP).

Nesta Antônio Gomide também lidera com 47,4%, em segundo vem Amilton Filho, com 11%, e, depois, Leandro Ribeiro com 6,3%. Na quarta posição aparece Márcio Correa, com 5,8 e na quinta, Márcio Cândido chega a 4,2%. Pedro Sahium aparece com 2,7% e Hélio Lopes tem 2,3%, bem como Kim Abrão, com 2%. Já Leo Batista possui 1,2% e Rebeca Romero marca 1%. Lisieux Borges e Eugênio Lourenço Dias tiveram menos de 1%. 6,5% anulariam os votos e indecisos são 9%.

Por fim, no cenário de espontânea, quando nenhum cenário é apresentado ao eleitor e ele precisa apenas dizer um nome, Antônio Gomide também lidera com 23,5%, perdendo apenas para a opção ‘não conhece candidatos’, que tem 37,30%. O petista é seguido por Leandro Ribeiro, com 3,3%, pelo atual prefeito, Roberto Naves com 2,2%, mas que, em seu segundo mandato não pode se candidatar, e Márcio Correa com 1,2%. Todos os outros tem menos de 1%. 20% dos eleitores não decidiram e outros 5% anularia o voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de fevereiro com 601 eleitores anapolinos, sob contratação do Jornal e Portal Contexto, e tem margem de erro de 4% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%. O documento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número GO-01715/2024.

Chapa dos sonhos cada vez menos possível

Recentemente, Roberto Naves (Republicanos), chegou a revelar que sua “chapa dos sonhos” para sua sucessão em 2024 em Anápolis, seria formada pelo atual vice-prefeito Márcio Cândido (PSD) como candidato a prefeito e pelo vereador Leandro Ribeiro (PP) como vice. Ambos aparecem na pesquisa, mas, mesmo somando a intenção de votos dos dois, considerando os resultados do Serpes, não conseguiriam números expressivos para terem uma chance contra Antônio Gomide.


Leia mais sobre: / / / Eleições 2024 / Política

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.