16 de junho de 2024
Política

Pesquisa aponta polarização entre Lereia e Seabra na disputa à Prefeitura de Minaçu

A diferença de pontos entre os pré-candidatos, de acordo com levantamento, realizado pela SMS/Direct, é de apenas 8,9
Foto: Reprodução/Excelência Notícias
Foto: Reprodução/Excelência Notícias

Um levantamento realizado pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda, na última semana, no município de Minaçu, apontou para a polarização entre os dois principais pré-candidatos à Prefeitura de Minaçu, o prefeito Carlos Alberto Lereia (PSDB) e o ex-assessor especial de Caiado, Roger Seabra (UB), que conta com o apoio do atual governador do Estado. A diferença entre os políticos, com relação à intenção dos votos, é de apenas 8,9.

De acordo com a análise, contratada e divulgada pelo Excelência Notícias e registrada no TRE sob  o nº GO-04444/2024, se o pleito ocorresse hoje, Lereia teria 44,2% das intenções de voto, enquanto Seabra, que nunca disputou as eleições, está em segundo lugar, com 35,3%.

A pesquisa foi realizada com 402 eleitores, na última quinta e sexta-feira (16 e 17). Na simulação mencionada, foi questionada a preferência por apenas um dos dois nomes apresentados. Nesse mesmo viés, 16,4% não souberam opinar e 4,1% anulariam o voto.

Houve ainda a pesquisa espontânea, onde Lereia também aparece em 1º lugar, com 42,3% das intenções de voto, e Seabra com 24,4%. Outros seis nomes citados possuem, juntos, a soma de 6,4% da preferência do público de Minaçu. Outros 3,3% anulariam o voto e 21,2% não souberam opinar.

A polarização segue, também, no índice de rejeições. Nesse aspecto, 17,5% dos eleitores pesquisados rejeitam o nome do atual prefeito da cidade, e outros 13,2% são contra a eleição de Seabra. 

De acordo com a publicação, do percentual de eleitores que rejeitam o nome de Carlos Lereia: 67,4% demonstraram satisfação com a atual gestão, considerada “boa” por 57,2% e “excelente” por 10,2% do total pesquisado. Outros 20,2% de eleitores consideram a gestão “ruim”, 8,5% disseram ser “péssima” e 3,9% não souberam opinar.

Influência

A pesquisa também simulou a preferência de voto do eleitorado de Minaçu tendo como critério de avaliação o alinhamento político de cada pré-candidato com lideranças nacionais, estaduais e municipais. O resultado foi de 49,1% de eleitores que não votariam em um candidato apoiado pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Outros 25,4% disseram que “talvez” votariam para um nome que tenha apoio do petista na cidade. Apenas 19,9% das intenções de voto acatariam um candidato apoiado por Lula, conforme o levantamento, e 5,3% não soube responder.

Em contrapartida, 37,7% dariam seu voto para um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Outros 34,3% disseram que não votariam em um candidato bolsonarista, 24,7% responderam “talvez” e 3,3% não soube informar.

Já o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), possui grande influência do eleitorado. Do público consultado, 50,3% disse que votaria em um candidato apoiado pelo gestor, enquanto apenas 27,6%  responderam “talvez”, seguido por uma rejeição de 16,7% e 5,4% de pessoas que não souberam opinar.

A cidade possui 23.119 eleitores aptos a votar neste ano, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Leia mais sobre: / / Política