25 de junho de 2022
Real Time Big Data • atualizado em 27/05/2022 às 08:03

Pesquisa Real Time Big Data aponta Caiado com 33%, Marconi; 18% e Mendanha com 16%

Pesquisa divulgada pela Record TV aponta que deve haver um segundo turno entre o governador Ronaldo Caiado, que aparece com 33%, e Marconi Perillo ou Gustavo Mendanha
Mendanha, Caiado e Marconi aparecem à frente nas pesquisas (Foto: Reprodução)
Mendanha, Caiado e Marconi aparecem à frente nas pesquisas (Foto: Reprodução)

Pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data e divulgada pela Record TV nesta quinta-feira (26) aponta que deve haver um segundo turno entre o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que aparece com 33%, e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) ou o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota). Marconi e Mendanha estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro, que é de 3% para mais ou para menos. Eles têm, respectivamente, 18% para o tucano, e 16% para o patriota.

Na sequência pontuam o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), o senador Vanderlan Cardoso (PSD), que não é pré-candidato, e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) Wolmir Amado (PT), que estão empatados numericamente, com 8% das intenções de voto. Atrás deles o ex-governador José Eliton (PSB), que anunciou desistência da pré-campanha na tarde desta quinta-feira, soma 1% das intenções de voto. Cintia Dias (PSOL), Edigar Diniz (Novo) e Helga Martins (PCB), que foram testados pela primeira vez não pontuaram. Nulos e brancos (4%) e não sabem ou não responderam (4%) somam 8% dos entrevistados.

Os três estão à frente na pesquisa espontânea e na pesquisa estimulada que contou com dez nomes, como adiantado pelo Diário de Goiás. Quando não foram apresentados os nomes dos pré-candidatos, o governador Ronaldo Caiado é lembrado por 25% do eleitorado, o tucano Marconi por 8%, e Mendanha por 6%. Também foram citados o deputado federal Delegado Waldir (PL), que faz 3% mas é pré-candidato ao Senado. Vanderlan Cardoso e Wolmir Amado estão empatados com 1%. Nulo ou branco (14%) e não sabem ou não responderam (42%) somam 56% do eleitorado.

Continua após a publicidade

Esta foi a segunda rodada de pesquisa encomendada pela Record TV. A primeira foi divulgada no dia 17 de fevereiro e apontava três cenários para o Governo, quando foram testados cenários com e sem o ex-governador Marconi Perillo. Nesta rodada, entretanto, foi testado somente um cenário para o governo e não foram analisados simulações de segundo turno.

Rejeição

Mais conhecidos do eleitorado, o ex-governador Marconi Perillo e o atual, Ronaldo Caiado estão empatados tecnicamente com a maior rejeição. O tucano tem 36%, contra 35% para Caiado. Na sequência aparecem Major Vitor Hugo, com 26%, Vanderlan Cardoso, com 25%, José Eliton com 24%, Wolmir Amado, com 23% e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, com 21%. Cintia Dias, Helga Martins e Edigar Diniz não ultrapassaram 20% de rejeição. Eles tiveram, respectivamente, 19%, 17% e 13%.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-02079/2022. As entrevistas foram realizadas pelo Instituto Real Time Big Data entre os dias 24 e 25 de maio, quando foram entrevistados 1,5 mil eleitores goianos. Como citado acima, a pesquisa conta com margem de erro de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.