Categorias: Cidades

Perillo afirma que Brasil Central está à frente da interlocução política e administrativa

Em artigo publicado na edição desta sexta-feira (7) do jornal Diário da Amazônia, o governador Marconi Perillo (PSDB) afirma que os governadores da Região Brasil Central estão na dianteira do processo de interlocução política e administrativa que o país passou a exigir mediante a crise.

Para Marconi, o recado dado pelos brasileiros nas urnas é de um basta à corrupção e mais transparência nas gestões públicas. Com isso, os governadores do Brasil Central têm a missão de protagonizar o que esperam os brasileiros, segundo Perillo.

“Os brasileiros estão em busca de homens e mulheres públicos de fato dedicados e determinados a enfrentar os desafios impostos por um país do tamanho, da diversidade e da complexidade do Brasil. Nesse sentido, estamos falando de demandas de todas as ordens, do emprego aos problemas locais, onde reside o cidadão, passando por reformas urgentes como a do sistema político e a da Previdência”, afirma.

Ainda segundo o governador, os administradores estaduais do bloco têm a missão de atender os anseios dos brasileiros e levar os novos prefeitos para o centro do grande debate do país, que insere questões como federalismo e municipalismo, fortes bandeiras do Brasil Central.

“Sabemos que a caminhada é longa e árdua, mas o resultado das eleições de domingo mostra que estamos no caminho certo. O eleitor brasileiro deu muito mais do que seu recado, proferiu sua sentença: o país que queremos é moderno, em permanente diálogo com a sociedade”, diz.

Leia o artigo na íntegra:

Brasil Central, país do futuro

Do resultado das eleições municipais do domingo emerge um novo Brasil. Os milhões de brasileiros que foram às urnas, de leste a oeste, de norte a sul, deixaram registrado, através do voto, o que esperam do País daqui para frente.

Estamos diante de um complexo conjunto de expectativas dos brasileiros, que só compreenderemos com mais clareza, a partir do resultado das eleições de 2018. Essa engrenagem começa a movimentar a partir das manifestações de 2013, atinge seu ápice com o processo do impeachment e se amplia com o resultado das eleições do último domingo.

A mensagem mais clara que surge das urnas é uma basta à corrupção e o clamor por mais transparência por parte das administrações públicas. A clara mudança de eixo partidário – o enfraquecimento do PT e o fortalecimento do PSDB – aponta para a expectativa de maior eficiência administrativa por parte dos novos prefeitos. A maior expressão desse fenômeno é a eleição de João Doria para a Prefeitura de São Paulo, a maior metrópole do País, ainda no primeiro turno.

Os brasileiros estão em busca de homens e mulheres públicos de fato dedicados e determinados a enfrentar os desafios impostos por um país do tamanho, da diversidade e da complexidade do País. Nesse sentido, estamos falando de demandas de todas as ordens, do emprego aos problemas locais, onde reside o cidadão, passando por reformas urgentes como a do sistema político e a da Previdência.

Desafios dessa complexidade exigem enorme capacidade de articulação política e profunda competência administrativa. No campo político, demandam muito debate e diálogo com a sociedade brasileira. Na área administrativa, requerem instâncias de soluções capazes de converter medidas em soluções, com planejamento, execução eficiente e acompanhamento e controle de resultados.

É nessa direção que os governadores do Brasil Central se propuseram a caminhar quando criamos o Consórcio que reúne os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia – que sedia hoje, em nossa querida Porto Velho, mais uma edição deste fórum – Tocantins e o Distrito Federal.

Não tenho temor de afirmar que os governadores do Brasil Central estão na dianteira desse processo de interlocução política e administrativa. Nossos Estados inseriram na pauta política temas da mais alta relevância para o futuro do País.

O federalismo e o municipalismo são princípios fundamentais do bloco e, diante do resultado das urnas, fica clara a missão que nos foi dada no sentido de trazer os novos prefeitos para o centro desse grande debate.

Sabemos que a caminhada é longa e árdua, mas o resultado das eleições de domingo mostra que estamos no caminho certo. O eleitor brasileiro deu muito mais do que seu recado, proferiu sua sentença: o país que queremos é moderno, em permanente diálogo com a sociedade.

Thais Dutra

Notícias Recentes

Com time reserva, São Paulo vence Atlético-GO que atinge 14 derrotas no Brasileirão

Nem a mudança de técnico alterou a rotina do Atletico-GO no Campeonato Brasileiro da Série…

11/08/2024

Equipe da França auxilia na remoção de motores da aeronave da Voepass e primeiros corpos são identificados

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força…

11/08/2024

Polícia prende quadrilha especializada em furtar cartões presos em caixa eletrônico

Uma ação conjunta entre PMGO, PMDF E PMCE prendeu 4 integrantes de uma quadrilha que…

11/08/2024

Médica que iria embarcar em avião que caiu em Vinhedo mudou passagem após pressentimento do pai

A médica Juliana Chiumento comprou uma passagem para a viagem programada na tarde de sexta-feira…

11/08/2024

Licença-paternidade : Conheça a importância e as regras desse benefício

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 115 países oferecem o benefício da licença-paternidade. No…

11/08/2024

“Saúde não é despesa, é investimento”, afirma Vanderlan Cardoso

“Saúde não é despesa, é investimento, principalmente na atenção primária”, ressaltou Vanderlan ao tratar da…

11/08/2024