O nome por trás do perfil falso utilizado para disseminar fake news e realizar ataques a candidatos nas eleições de 2024, na cidade de Vianópolis, foi identificado pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia de Polícia de Vianópolis – 9ª DRP. O responsável é um empresário de 32 anos, residente no município.
As investigações começaram após representação criminal apresentada pelo advogado de uma das vítimas, relatando a criação de um perfil falso em uma rede social que veiculava acusações caluniosas e difamatórias. O perfil em questão promovia o candidato adversário enquanto imputava notícias falsas sobre o concorrente, prática que caracteriza crime eleitoral.
A PCGO constatou que o perfil falso foi criado com a exclusiva intenção de atacar a reputação das vítimas, ultrapassando os limites da liberdade de expressão, além de potencialmente influenciar de forma negativa o processo eleitoral. Por isso, o empresário foi indiciado pelos crimes de calúnia e difamação.
O procedimento de investigação da PCGO foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis. A identidade do suspeito não foi revelada.
Leia mais sobre: Fake News Eleições / PCGO / Perfil falso / Cidades / Notícias do Estado