30 de maio de 2024
Cidades

Pela segunda semana seguida, Goiás mantém seis regiões em calamidade pela covid-19

Mapa de risco de 16 de julho. (Foto: Reprodução/SES-GO)
Mapa de risco de 16 de julho. (Foto: Reprodução/SES-GO)

Seis regiões de saúde de Goiás estão em situação de calamidade no mapa de classificação de risco da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) para a covid-19 desta sexta-feira (16). O número é o mesmo da semana passada, mas com regionais diferentes.

As regiões do Entorno Norte, cujo polo é Formosa, e São Patrício I, sediada em Ceres, regrediram do cenário crítico para calamidade. Em contrapartida, Nordeste II (Posse) e Sul (Itumbiara) deixaram a cor vermelha no mapa e estão em situação crítica.

Como na semana passada, permanecem em calamidade as regiões Oeste I (Iporá), Oeste II (São Luís de Montes Belos), Rio Vermelho (Itaberaí) e São Patrício II (Goianésia).

A única região no cenário mais brando é a Pireneus, cuja sede é Anápolis. Essa regional estava em situação crítica na semana passada e avançou nesta semana com a melhora dos indicadores.

Por outro lado, Nordeste II (Campos Belos), Serra da Mesa (Uruaçu), Entorno Sul (Luziânia), Sudoeste I (Rio Verde) e Sudoeste II (Jataí) estavam em alerta e regrediram para o cenário crítico.

Permaneceram na cor laranja as regiões Central (Goiânia), Centro-Sul (Aparecida de Goiânia), Norte (Porangatu) e Estrada de Ferro (Catalão).

Em relação ao índice de contágio (Re), o mapa mostra que houve melhora na maioria das regiões, embora apenas duas apareçam com a epidemia em desaceleração, casos da Nordeste I (0,86) e Pireneus (0,96). As demais têm Re acima de 1, o que indica expansão dos casos de covid-19.

Veja o Re em cada região

Central: 1,23
Centro-Sul: 1,71
Entorno Norte: 1,5
Entorno Sul: 1,4
Estrada de Ferro: 1,31
Nordeste I: 0,86
Nordeste II: 1,2
Norte: 1,07
Oeste I: 1,86
Oeste II: 1,32
Pireneus: 0,96
Rio Vermelho: 1,62
São Patrício I: 1,44
São Patrício II: 1,88
Serra da Mesa: 1,09
Sudoeste I: 1,36
Sudoeste II: 1,53
Sul: 1,73


Leia mais sobre: / / / Cidades / Destaque