27 de maio de 2022
Cidades

Pedro Ludovico é o terceiro bairro com mais casos de Dengue; Prefeitura faz Força-Tarefa

O setor Pedro Ludovico, localizado na região sul da capital, é o terceiro bairro com maior número de casos de Dengue em 2015 em toda a cidade. No ano foram contabilizados 780 casos da doença somente neste setor. Uma força tarefa foi iniciada pela Prefeitura de Goiânia.

De acordo com o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando Pires Junior, o cidadão precisa se conscientizar. Ele destaca que o órgão faz a limpeza, mas a população não faz esforços para manter o ambiente limpo, colaborando para que se formem criadouros do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypthi.

Continua após a publicidade

Só vamos ter o resultado que almejamos, se realmente tiver a participação da população, pois tudo que a Comurg retira das ruas, foi resultado da ação de alguém. A coleta convencional vem ocorrendo. A Comurg nesta ação faz serviços extras, que é de fazer a limpeza de terrenos baldios, o mato por si só não gera Dengue, importante a consciência e a participação efetiva da população”, afirma.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, descreve que o Setor Pedro Ludovico, apresenta um sério problema que é o acumulo de entulhos nos terrenos e que tem contribuído para formar criadouros do Aedes Aegypthi.

Aqui na região ele este bairro não difere dos demais, mas em grande parte há residências horizontais e lotes baldios, grande quantidade de entulho descartado de forma irregular, pneus, o que reflete em criadouros da Dengue, consequentemente em casos da Doença.

Continua após a publicidade

Em toda a capital já foram contabilizados quase 48 mil casos de Dengue. Segundo a secretaria municipal de Saúde, com incidência de 3.369 pra 100 mil habitantes.

De acordo com Flúvia Amorim, mesmo com a Força-Tarefa, em algumas regiões o resultado não tem sido o esperado por falta de colaboração popular.

O que a gente observa que onde há a adesão da população, o resultado é melhor, mas onde não houve queda no número de caso, o cidadão não participou, depois da passagem da equipe, não houve a manutenção do espaço limpo”, destaca Flúvia Amorim.

Além do Setor Pedro Ludovico, a Força Tarefa está sendo realizada no Parque Amazônia.

Leia mais sobre:
Cidades