A Operação Linha Cruzada, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), nesta terça-feira (25), desarticulou uma quadrilha especializada em golpes financeiros contra idosos. Por meio de aplicativos de mensagens, os criminosos aplicavam o chamado “golpe do novo número” nas vítimas.
Conforme as investigações da PCGO, os criminosos se apresentavam como familiares das vítimas, por meio de aplicativos de mensagens, para solicitar transferências bancárias. Os envolvidos utilizaram contas bancárias de terceiros para movimentar recursos ilícitos, lavando dinheiro por meio de empresas de fachada.
A associação criminosa teria movimentado mais de R$ 8,5 milhões em menos de um ano, com transações bancárias suspeitas e o uso de diversas contas de laranjas. Na operação, duas caminhonetes foram apreendidas com a intenção de ressarcir as vítimas.
Além das buscas, a Justiça decretou a prisão preventiva de diversos investigados, para garantir a ordem pública e evitar a continuidade das fraudes. Durante a operação, duas pessoas foram presas preventivamente, inclusive, uma delas já possuía anotação criminal por uso de documento falso e estelionato. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e recuperar os valores desviados.
Leia mais sobre: golpe do novo número / PCGO / Cidades