17 de agosto de 2022
Eleições

PCdoB garante apoio a Wolmir para governador, mas PV afirma que ainda é preciso discutir

Partidos da federação têm, por enquanto, posições diferentes sobre a decisão do PT
PT oficializou o ex-reitor da PUC-GO Wolmir Amado como pré-candidato a governador do partido (Foto: Reprodução)
PT oficializou o ex-reitor da PUC-GO Wolmir Amado como pré-candidato a governador do partido (Foto: Reprodução)

A presidente do PT em Goiás, Kátia Maria, divulgou que, após reunião com o deputado federal e coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral, José Guimarães, o partido decidiu oficializar o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado como pré-candidato a governador.

O encontro estadual da sigla, depois de dois adiamentos, agora está marcado para ocorrer no dia 9 de julho. Antes, no dia 4, o PT deve se reunir com as executivas de PCdoB e PV, os outros dois partidos que compõem a federação “Brasil da Esperança”

De acordo com o presidente do PCdoB goiano, Honório Rocha, Wolmir terá “apoio integral” da sigla. “Sabemos da qualidade e do potencial dele. Defendíamos a ampliação do palanque de Lula no estado, mas, vencida essa fase, o nome é o do Wolmir”, declarou, em entrevista ao Diário de Goiás.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o presidente regional do PV, Cristiano Cunha, demonstra alguma resistência. “Vamos discutir ainda. Foi uma decisão do PT nacional e não fomos consultados. A Kátia me disse que a questão do Senado fica em aberto, mas sou o pré-candidato a senador do PV.”

Cristiano disse que, se sua presença na chapa majoritária não se confirmar, deve haver mais dificuldade para caminhar ao lado do ex-reitor da PUC-GO. Segundo ele, o PV goiano, apesar de estar na federação, ainda nutre esperança de apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

A indefinição quanto ao Senado ocorre porque o PCdoB também tem uma pré-candidatura, a de Denise Carvalho, e não trabalha com a hipótese de ocupar a vaga de vice. “Vamos pleitear junto aos demais partidos da federação para consolidá-la. Isso será tratado com o PV, e tenho certeza que vamos chegar a bons termos”, afirmou Honório.

Continua após a publicidade

Leia mais sobre:
Política