13 de julho de 2024
Campanha • atualizado em 11/03/2024 às 16:56

Patrulha Detran recolhe 20 veículos abandonados nas ruas da Vila Canaã, no último domingo (10)

Dentre os veículos apreendidos estão 12 com características de abandono, cinco sucatas e três por estacionamento e documentação irregulares
De janeiro até agora, já foram recolhidos 243 veículos abandonados. Foto: Detran-GO
De janeiro até agora, já foram recolhidos 243 veículos abandonados. Foto: Detran-GO

Em mais uma ação, a Patrulha Detran recolheu, neste domingo (10), 20 veículos nas ruas da Vila Canaã, em Goiânia. A campanha lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) em janeiro deste ano já soma 243 veículos abandonados recolhidos.

De acordo com a organização, deste número recolhido neste final de semana, 12 tinham características de abandono, cinco eram sucatas e três estavam em estacionamento e com documentos irregulares. Ao todo, já foram recebidos mais de 270 denúncias de veículos abandonados.

Segundo o presidente do Detran, Delegado Waldir, a ação visa a segurança e limpeza da cidade. “Sabemos que os veículos abandonados atrapalham o trânsito e os pedestres, principalmente quando são deixados nas calçadas, em estacionamentos e praças da cidade. Nosso trabalho é deixar a cidade mais limpa, organizada e segura”, ressalta.

Patrulha

Ao Diário de Goiás, o presidente do Detran explicou como se dá o projeto. De acordo com ele, uma equipe é responsável somente por tirar das ruas da cidade veículos em situação de abandono. “Uma equipe para fazer um trabalho de educação para tirar das calçadas e ruas, carcaças de veículos e veículos abandonados, como caminhões, ônibus, motocicletas, o que estiver abandonado nas vias de Goiânia. Também motoristas que insistem, proprietários de lojas de veículos, de estacionar veículos em cima da calçada”, destacou Delegado Waldir.

Conforme consta no Art. 279A da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1.997, no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo abandonado, deteriorado ou acidentado pode ser removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente que faz parte do Sistema Nacional de Trânsito, independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Desta forma, o Detran está legalmente autorizado a recolher os veículos localizados em situação de abandono, que expõem a população a riscos de segurança, servindo de abrigo para a criminalidade e também, sujeitando a doenças, como criadouro de mosquito da dengue.

O Detran ressalta que, caso o cidadão identifique um veículo ou carcaça abandonada, pode entrar em contato com a Patrulha Detran, pelo número 154, que uma viatura caracterizada será enviada para avaliar a situação.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.