28 de fevereiro de 2024
EM ELABORAÇÃO

Patrulha Detran: novo projeto visa retirar carcaças e veículos das calçadas goianas

Segundo o presidente do Departamento, o objetivo do Patrulha Detran é liberar as calçadas para que o cidadão possa ter pleno acesso
Projeto “Patrulha Detran” segue em elaboração e ainda não há previsão para ser oficialmente lançado. (Foto:
Projeto “Patrulha Detran” segue em elaboração e ainda não há previsão para ser oficialmente lançado. (Foto:

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou a criação da Patrulha Detran, que consiste em uma ferramenta para “limpar” a cidade. Para o Diário de Goiás (DG), o presidente do Detran, delegado Waldir, o projeto será iniciado em Goiânia, dividindo a cidade em quadrantes.

“A previsão é ter quatro equipes inicialmente. Uma equipe para fazer um trabalho de educação para tirar das calçadas e ruas, carcaças de veículos e veículos abandonados, como caminhões, ônibus, motocicletas, o que estiver abandonado nas vias de Goiânia. Também motoristas que insistem, proprietários de lojas de veículos, de estacionar veículos em cima da calçada”, diz.

Segundo o presidente, o objetivo do Patrulha Detran é liberar as calçadas para que o cidadão possa ter pleno acesso. Por meio de um trabalho de inteligência do Departamento, filmagens das irregularidades têm sido feitas.

Sobre as empresas que colocam os veículos nas calçadas de forma irregular, a ideia é que primeiramente sejam notificadas para resolverem o problema. “Até o final desse ano nós queríamos notificar para que eles não pratiquem o erro, um trabalho educativo. A partir do próximo ano, [serão aplicadas] autuação, multa das empresas e dos proprietários dos veículos”, explica o presidente do Detran.

Além disso, delegado Waldir reforça que não há justificativa para a ocupação irregular da calçada e que esse é um fator que contribuí para atropelamentos. “A calçada é do pedestre, do deficiente, do idoso, da criança. Por isso que aumenta a incidência de acidentes em nossa cidade. Se você for nos hospitais de urgência, no CRER [Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação], em outras unidades, você vai ver quantas pessoas foram atropeladas por ter que se desviar da calçada e ir para a rua”, finaliza.

O projeto “Patrulha Detran” segue em elaboração e ainda não há previsão para ser oficialmente lançado.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.