19 de junho de 2024
Cidades

Parlamentar cria projeto de lei que permitirá que Governo compre água armazenada por produtores

(Foto: Y Maeda
(Foto: Y Maeda

O deputado estadual Lucas Calil (PSD) apresentou, na última quarta-feira (25/09) um projeto de lei que permite que o Estado compre água armazenada por produtores rurais. aso aprovado, os preços seriam definidos pelo órgão ambiental estadual, levando em conta quesitos como quantidade, qualidade e acessibilidade. “O produtor que tiver uma barragem ou represa poderá liberar a água e vendê-la”, afirmou o parlamentar ao Diário de Goiás.

Em justificativa, Calil afirma que a matéria visa amenizar o problema recorrente da falta de água em municípios goianos. Ele alavanca dois pontos para sustentar sua matéria: é um fomento ao produtor que mantém uma represa e produz água e é uma solução para um caso alarmante de falta de água em Goiás. “Primeiro: que ele fomenta a pessoa da represa, porque boa parte do que acontece hoje é que o produtor não tem fiscalização o produtor tira a água no período de estiagem quando não pode. O cara que tem sua represa ele não vai de recorrer ao córrego. E segundo: se chegar a casos alarmantes de faltar água na cidade, e para produção, ai a pessoa pode vender água”, pontua.

A matéria agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJ). Calil acredita que não haverá dificuldades na aprovação da matéria. “Água é prioridade geral. Apesar do compromisso fiscal, tem o compromisso social”, pontuou.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.