21 de maio de 2024
Pesquisa

Para 55% dos brasileiros, Bolsonaro é responsável por atos de vandalismo, aponta Datafolha

A pesquisa foi feita com 1.214 entrevistados pelo país
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: reprodução)
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). (Foto: reprodução)

A pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (12) mostra que, para 55% dos brasileiros o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem responsabilidade pelos atos de vandalismo ocorridos em Brasília no último domingo (8). Conforme a pesquisa, para 38%, o ex-presidente teve muita responsabilidade, para para 17%, um pouco de responsabilidade e 39% afirmaram que Bolsonaro não teve nenhuma responsabilidade. Outros 6% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada entre terça-feira (10) e quarta-feira (11). 1.214 pessoas pelo país foram entrevistadas por telefone, com ligações feitas para aparelhos celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ao invadirem o Congresso Nacional neste domingo (08/01), extremistas que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vandalizaram as dependências do Congresso Nacional deixando rastro de caos e baderna. Vídeos mostram bolsonaristas destruindo as dependências internas do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em um vídeo é possível ver manifestantes vandalizando a parte interna do STF. “Quebra tudo! Tem que quebrar tudo”, vocifera uma voz ao fundo. Do lado de fora policiais militares conversam com extremistas como se nada estivesse acontecendo. “Estão invadindo o STF”, indaga um militar. 

O prédio do STF foi o principal alvo. “O STF está completamente destruído. Tá ‘chovendo’ aqui dentro. Uma destruição em todos os andares. Vou tentar subir aqui mas tá um cheiro de pimenta muito forte”, relata um homem ao filmar o cenário.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afastou do cargo por 90 dias o governador do DF, Ibaneis Rocha, e decretou a prisão de Anderson Torres, que era secretário de Segurança do DF no momento dos ataques de bolsonaristas golpistas.


Leia mais sobre: / / Política

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.