O Papa Francisco precisou novamente de ventilação mecânica. Na segunda-feira (3), o pontífice teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um acúmulo de muco nos brônquios e consequente broncoespasmo. O boletim médico noturno de segunda informou ainda que o muco foi aspirado em ambas as ocasiões.
Na manhã desta terça-feira (4), a Sala de Imprensa da Santa Sé emitiu novo boletim médico informando que “o Papa dormiu a noite toda e mantém seu repouso”. Apesar dos episódios de ontem, a equipe médica afirma que valores dos exames de sangue de Francisco permaneceram inalterados, sem sinais de uma nova infecção.
Conforme os médicos, o acúmulo de muco que causaram os quadros de insuficiência respiratória são uma consequência da pneumonia. “As duas crises foram provocadas pela reação dos brônquios, que tentaram expelir o muco acumulado para eliminar as bactérias”, informou o boletim.
Ontem à noite, após os episódios, a ventilação mecânica não invasiva foi retomada. A equipe responsável pelo acompanhamento do pontífice afirmou que “a prognose continua reservada e o quadro clínico do Papa segue complexo”.
O Papa que está com 88 anos, foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro devido a uma infecção respiratória grave que desencadeou outras complicações, e segue em tratamento e observação médica.
Leia mais sobre: Boletim médico Papa / Papa Francisco / Mundo