sábado, 27 de fevereiro de 2021
  • Login
Diário de Goiás
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO
No Result
View All Result
Diário de Goiás
No Result
View All Result
Home Notícias Cidades

Os entraves entre Governo de Goiás e Enel ao longo do ano; relembre os pontos altos

Domingos Ketelbey by Domingos Ketelbey
31/12/2019
A A
0
Os entraves entre Governo de Goiás e Enel ao longo do ano; relembre os pontos altos

Empresa foi a segunda com pior avaliação no Brasil. (Foto: Reprodução)

WhatsAppFacebookTwitterLinkedin

O Diário de Goiás acompanhou de perto toda a crise envolvendo a Enel, companhia italiana responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Estado. Protestos de empresários, agropecuaristas e também de cidadãos alegando cansaço com a má qualidade do serviço prestado pela empresa, o governador Ronaldo Caiado (DEM) dando um ultimato e literalmente perdendo a paciência com a companhia, ameaça de retomar a concessão, acordos firmados para tentar resolver e melhorar o serviço. Teve de tudo ao longo deste 2019. O DG trás os principais destaques dessa guerra com recortes dramáticos nesta retrospectiva. Afinal das contas, foi um dos assuntos mais acessados em nosso site.

Apenas a notícia que Bolsonaro tinha autorizado Caiado a estudar a cassação da empresa italiana em Goiás rendeu ao site quase 35 mil acessos. Era 30 de julho quando o governador foi pessoalmente a Brasília se reunir com o ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Luiz Eduardo Ramos. A pauta foi a falta de qualidade na prestação dos serviços da estatal. Saiu de lá, com o aval para que as tratativas para a quebra do contrato continuassem. A situação já estava insustentável para o governo.

Pior empresa de energia elétrica e CPI 

Mas a história não começaria ali. A Enel assumiu a gestão e fornecimento de energia elétrica em Goiás ao comprar parte da Celg em 2017. Nunca houve um consenso que a qualidade de serviço fosse boa. Muito pelo contrário, em março deste ano, a Enel recebeu o inglorioso “prêmio” de pior companhia de fornecimento de energia elétrica do Brasil, em um levantamento feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia também:

Iris apresenta investimento recorde no 3º quadrimestre de 2019

Iris apresenta investimento recorde no 3º quadrimestre de 2019

17/02/2020
ney franco

Torcida do Goiás pede saída do técnico Ney Franco

17/02/2020

LEIA MAIS: CPI da Enel define Henrique Arantes (PTB) para a presidência

A partir daí, chegou até ser instituída uma CPI na Assembleia Legislativa (Alego) para apurar os termos da privatização e também a qualidade dos serviços que se prestavam. O relatório final da CPI pediu caducidade do contrato com a empresa. “Esperamos que essa empresa pague pelos danos que causou e que os goianos consigam contar com um serviço de qualidade”, disse o presidente da comissão, Henrique Arantes (MDB).

(Foto: Henrique Arantes foi o presidente da CPI da Enel.) 

Protesto na porta da empresa: “Goiás não merece essa situação”

Lá em fevereiro, representantes do setor agropecuário e comerciantes realizaram protestos na porta da sede da Enel, em Goiânia. Eles reclamavam muito da qualidade do serviço prestado. Produtores laticínios haviam perdido litros de leite. Comerciários do interior e capital estavam com produtos estragados. A situação chegou ao limite.

Então, no dia 22 de fevereiro foi realizado uma movimentação na porta da sede da Enel. A tarifa paga – uma das maiores do Brasil – nem de longe justificava a péssima qualidade de serviço. “Não iremos descansar enquanto isto não se resolver”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) Zé Mário Schreiner ao Diário de Goiás, no dia.

“Os produtores e a sociedade da forma em geral chegaram num ponto em que não aguentam mais a qualidade da energia distribuída em Goiás, aliado a isso, uma das maiores tarifas do Brasil”, reforçou. Por fim, desabafou: “Goiás não merece essa situação”.

Pacificação nas relações e acordo assinado

Quando Caiado foi a Brasília e voltou com o aval para estudar o rompimento do contrato, alguns consideraram que de fato, era o fim da linha para a companhia italiana. Mas houve um lampejo de pacificação. Reunidos no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o governador de Goiás anunciou um acordo de compromisso com a Enel para a garantia de melhoria dos serviços. Ao lado de representantes da empresa italiana, Caiado garantiu que a partir dali a história seria outra. 

“A partir de agora, os empresários aqui em Goiás terão a tranquilidade para poder voltar a investir com qualidade de energia elétrica”, pontuou.

Teve direito até de participação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) que ajudou a costurar parte do acordo. “É uma grande vitória”, afirmou Caiado no dia.

Um mês depois no dia 29 de setembro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano Rocha Lima afirmou que o governo vinha acompanhando os cumprimentos do acordo mais ainda era cedo para fazer uma avaliação ou cobrança. Porém, garantiu que via uma “melhora pequena” na qualidade do serviço.

Fim da linha? Parte 2

O mês de outubro foi um hiato onde pouco se falou sobre a qualidade dos serviços da companhia. Apesar dos trabalhos da CPI continuarem na Alego com a possibilidade de convocação do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) não houve grandes novidades acerca do assunto, apesar dos acompanhamentos do governo com relação ao cumprimento do acordo por parte da Enel. A qualidade em si, continuava sendo questionada, apesar dos termos assinados poucos meses antes.

 

Mas foi em novembro mesmo que a corda da relação entre Caiado e Enel esticou novamente. Se pudesse, Ronaldo Caiado talvez pudesse romper o contrato estabelecido. Mas as amarras jurídicas não permitiriam, o que não impediu o governador de botar a boca no trombone e apertar o botão de sua metralhadora de críticas. Em 15 de novembro, Caiado voltou a disparar contra a empresa.

A matéria “Caiado critica Enel e diz que negociação com a empresa já se esgotou” trazia uma fala taxativa: ““Já esgotou todo e qualquer tipo de negociação do Estado com a Enel. Não tem mais como mantermos essa situação. Eles assinaram um documento conosco, com a presença do ministro [de Minas e Energia, Bento Albuquerque], e do presidente da Câmara, [Rodrigo Maia]. Todos os diretores de alto escalão da América Latina falando pela empresa e depois nada acontece. O processo agravou ainda mais do que era”, pontuou.

Dois dias depois, Caiado foi ao twitter apresentar o caso de uma produtora de frangos que havia perdido 46 mil aves em apenas um final de semana por falta de energia elétrica. O assunto bombou e foi uma das matérias mais acessadas do Diário de Goiás.

 

Os entraves jurídicos que permeiam a concessão impedem que o Governo, no momento, possa romper o contrato com a companhia italiana. Certo é que durante todo o ano a relação foi de desgaste. A Enel garante que vem sim fazendo investimentos em todo o Estado. Em alguns momentos, afirma que o governo de Goiás também colabora com a qualidade ruim da prestação de energia.

O Diário de Goiás continuará acompanhando durante o ano de 2020 toda a negociação e cobrando de ambas as partes posicionamentos para melhorias no serviço público de energia elétrica em todo o Estado.

Tags: manchete1

Leia também:

Iris apresenta investimento recorde no 3º quadrimestre de 2019
Política

Iris apresenta investimento recorde no 3º quadrimestre de 2019

by Rafael Tomazeti
17/02/2020

O prefeito Iris Rezende prestou contas na Câmara Municipal na manhã desta segunda-feira (17) e apresentou um investimento recorde de...

Read more
ney franco
Destaque

Torcida do Goiás pede saída do técnico Ney Franco

by Diario de Goiás
17/02/2020

O torcedor do Goiás Esporte Clube mostrou toda sua frustração com o momento da equipe neste início de temporada. A...

Read more
toffoli gyn
Cidades

Programa de retomada de obras “Destrava Brasil” foi lançado em Goiânia

by Samuel Straiotto
17/02/2020

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, fez o lançamento na próxima...

Read more
Homem é preso com 4kg de pasta base de cocaína, em Rio Verde
Cidades

Homem é preso com 4kg de pasta base de cocaína, em Rio Verde

by Redação / Diário de Goiás
17/02/2020

Um homem de 47 anos foi preso na noite deste domingo (16), na BR-060, em Rio Verde, transportando cerca de...

Read more
Pai de Zezé di Camargo segue internado em hospital em Goiânia
Cidades

Pai de Zezé di Camargo segue internado em hospital em Goiânia

by Rafael Tomazeti
17/02/2020

O pai dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, Francisco Camargo, segue internado no Hospital do Coração Anis Rassi,...

Read more
kayzer atletico
Esportes

Atlético atropela Goiás em clássico no Estádio Olímpico

by Redação / Diário de Goiás
16/02/2020

Um chocolate! Um massacre! Um passeio! Um clássico no Estádio Olímpico em que o Atlético Clube Goianiense foi muito superior...

Read more

RSS ALTAIR TAVARES ONLINE

  • TJGO suspende audiências de custódia no fim de semana 27/02/2021
  • Novo decreto de lockdown em Goiânia e Aparecida será divulgado hoje, 27 26/02/2021
  • Tecnologia 5G estará disponível em capitais brasileiras em 2022 26/02/2021

Recomendado pra você

Decreto com medidas no combate contra Covid-19 não afeta o Campeonato Goiano

Decreto com medidas no combate contra Covid-19 não afeta o Campeonato Goiano

1 hora ago
Goiânia e Aparecida entram em lockdown na segunda-feira (1º) confirmado por decretos

Goiânia e Aparecida entram em lockdown na segunda-feira (1º) confirmado por decretos

2 horas ago
Governo e prefeituras divulgam novo decreto na Região Metropolitana de Goiânia

Governo e prefeituras divulgam novo decreto na Região Metropolitana de Goiânia

4 horas ago
Diário de Goiás

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Navegar pelo site

  • Home
  • Política
  • Esportes
  • Concursos
  • Cidades
  • Colunas e Blogs
  • Últimas
  • Eleições 2020

Siga nas redes sociais

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Esportes
    • Vila Nova Futebol Clube
    • Goiás Esporte Clube
    • Atlético Goianiense
  • Concursos
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
  • Colunas e Blogs
    • Altair Tavares
    • Charlie Pereira
    • Domingos Ketelbey
    • Rafaella Bessa
  • Últimas
  • Eleições 2020
    • Prefeitos eleito GO

Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.Diário de Goiás é marca registrada no INPI.Editor: Altair Tavares ([email protected]),Comercial: Carlos Bueno ([email protected])Contato com a redação: (62) 99550-5613

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar utilizando este site você aceita usar os cookies.

Diário de Goiás
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.