Em busca de finalizar os pequenos acertos para que o Credeq de Aparecida de Goiânia comece a receber pacientes, as equipes da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Social Associação Comunidade Luz da Vida trabalharam durante todo o final de semana.
Para garantir o funcionamento do Credeq de Aparecida de Goiânia, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), repassou à Organização Social os recursos estritamente necessários para a preparação, administração e início dos atendimentos da unidade. Dos R$ 5.177.566,94 necessários para a compra de equipamentos e contratação e treinamento de pessoal, R$ 2.877.044,72 já foram empregados.
Os investimentos foram feitos na aquisição de softwares para gestão hospitalar, contratação de empresa para realização de processo seletivo dos servidores que atuarão na unidade, treinamento de 230 funcionários, publicações obrigatórias, contratação de empresa para auditoria e encargos da folha de pagamento da equipe de implantação da unidade.
O montante restante, R$ 2.300.522,22, ainda não foi utilizado e permanece disponível estritamente para as despesas subsequentes de implantação e início do funcionamento do Credeq de Aparecida de Goiânia.
Os Centros de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeqs) são unidades de caráter social, voltados para o tratamento humanizado dos pacientes, com métodos terapêuticos reconhecidos e acreditados pela comunidade internacional de saúde. São resultado de demanda social e representam o suporte e o apoio do Governo de Goiás no combate ao drama da dependência química.
Além da unidade de Aparecida de Goiânia, estão em construção outras quatro unidades em Caldas Novas, Goianésia, Morrinhos e Quirinópolis. Cada unidade terá capacidade para 96 leitos de internação, com média de 400 consultas e 2 mil atendimentos mensais.