14 de setembro de 2026
Opinião
Publicado em

Pertencer faz toda a diferença

Existe uma palavra que traduz o verdadeiro significado da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag): pertencimento. E essa palavra ganha significados mais que especiais neste Mês da .

A Casag não é apenas uma instituição que presta . Ela é patrimônio da advocacia goiana. Foi construída por advogados e advogadas. É mantida pela advocacia e trabalha, todos os dias, para devolver à categoria mais do que benefícios: entrega, acolhimento, proteção, qualidade de vida e valorização profissional.

Quando um advogado utiliza um convênio, leva seu filho ao clube, participa de uma corrida, de uma caminhada, de um arraiá ou encontra em um momento de dificuldade, ele não está usufruindo de um favor. Está exercendo um direito de quem faz parte de uma instituição criada para cuidar da advocacia.

Hoje, a Casag reúne 671 convênios distribuídos entre Goiânia e as subseções do estado, garantindo acesso a serviços e produtos com condições diferenciadas para milhares de profissionais e seus familiares. Mais do que números, essa rede representa presença em todas as regiões de Goiás e a certeza de que ninguém precisa enfrentar sozinho os desafios da profissão.

Nossa assistência também se revela nos momentos mais importantes da vida da advocacia.

Somente entre janeiro de 2025 e abril de 2026, foram deferidos e pagos 725 auxílios, entre benefícios de maternidade, funeral, proteção, situações extraordinárias e apoio às advogadas vítimas de violência. São ações silenciosas, muitas vezes longe dos holofotes, mas que fazem enorme diferença para quem precisa.

Pertencimento também significa convivência.

Por isso, investimos em eventos que aproximam a advocacia e fortalecem nossos laços. Apoiamos financeiramente as comemorações nas subseções, promovemos campanhas, como a vacinação contra a gripe, que envolveu mais de dez mil advogados e familiares, realizamos o Arraiá da Advocacia, a Caminhada da Fé, a Corrida da Advocacia e diversas iniciativas que transformam colegas de profissão em uma verdadeira comunidade.

Esse cuidado também está presente no dia a dia. O Centro de Excelência concentra uma ampla rede de serviços, como salão de beleza, barbearia, ótica, laboratório, certificação digital, banco, telefonia, lanchonete e o Meu Escritório, permitindo que o advogado encontre praticidade e economia em um só lugar. Nos tribunais, oferecemos estacionamentos e, no TRT, uma brinquedoteca que acolhe crianças enquanto pais e mães advogados exercem sua atividade profissional.

A Casag também administra os clubes da advocacia, espaços de lazer, convivência e integração. O advogado regularmente inscrito pode frequentá-los gratuitamente e ainda levar sua família para compartilhar esses momentos. Afinal, cuidar da advocacia também significa cuidar de quem caminha ao lado dela.

Talvez muitos colegas ainda não saibam que metade do valor da anuidade retorna diretamente em serviços, benefícios e investimentos destinados à própria categoria. Esse é um patrimônio coletivo que precisa ser conhecido, utilizado e valorizado.

Quanto mais o advogado participa da Casag, mais percebe que ela não é um prédio, um convênio ou um isolado. Ela é uma rede construída pela advocacia e para a advocacia.

Pertencer é reconhecer que fazemos parte de algo maior. É compreender que a força da nossa instituição cresce quando cada advogado e cada advogada ocupa esse espaço, utiliza seus serviços, participa de suas ações e ajuda a construir uma advocacia cada vez mais unida, comprometida e valorizada.

A Casag é de todos nós. E é justamente por isso que ela faz a diferença na vida de cada um.


Eduardo Cardoso Jr advogado e Presidente da Casag

Eduardo Cardoso Jr é advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás - CASAG

A opinião deste artigo não necessariamente reflete o pensamento do jornal.