13 de junho de 2024
Opinião
Publicado em • atualizado em 14/05/2024 às 16:20

A importância do cálcio para a saúde óssea

O brasileiro consome apenas metade da quantidade necessária de cálcio por dia. A pesquisa, que compara a quantidade à recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1000 mg para pessoas acima de 20 anos, preocupa, fazendo o Brasil ficar entre os 50 países com mais carência deste composto. O alerta é importante porque o cálcio desempenha um papel fundamental na manutenção da estrutura óssea, além de ser essencial para diversas funções do organismo e do corpo como um todo.

E o mais curioso é que a dieta tradicional brasileira já oferece fontes importantes de cálcio, tais como leite, queijo, iogurte, vegetais de folhas escuras como couve e brócolis, e peixes como a sardinha. No entanto, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, repletos de açúcar, gordura e sal, pode acabar por deslocar esses alimentos nutritivos ricos em cálcio da dieta.

Para se ter uma ideia, o recomendado como informado anteriormente, é de que se ingira em torno de 1000 miligramas de cálcio por dia, mas muitos brasileiros estão consumindo apenas a metade dessa quantidade. Essa deficiência pode acarretar em problemas de saúde óssea, como a osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas.

É fundamental estar atento à dieta e buscar equilíbrio na alimentação, priorizando alimentos ricos em cálcio e evitando o consumo excessivo de alimentos prejudiciais à saúde. Além disso, consultar um especialista, como um nutricionista ou médico, pode ser de grande ajuda para orientar sobre as necessidades específicas de cálcio e outras questões relacionadas à saúde óssea.

Manter os níveis adequados de cálcio na dieta é essencial para garantir a saúde dos ossos e prevenir doenças como a osteoporose. Portanto, fica o alerta: cuide da sua alimentação, priorize alimentos ricos em cálcio, juntos a uma dieta com muitos produtos frescos, naturais ou com menos compostos químicos possíveis, e busque orientação profissional para garantir uma vida saudável e livre de complicações relacionadas à saúde, incluindo a óssea.

Dr José Israel Sanchez Robles fala sobre pilates e seus benefícios. (Foto: divulgação)

José Israel Sánchez Robles é médico intensivista e nutrólogo

A opinião deste artigo não necessariamente reflete o pensamento do jornal.