Cidades

Operação que apura fraudes em compras de testes para Covid-19 no DF faz buscas em Goiás

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás cumpriu mandados de busca e apreensão em Goiânia e Formosa na manhã desta quinta-feira (2), em uma operação que apura irregularidades na compra de testes para Covid-19 por parte do governo do Distrito Federal.

Na capital, os mandados foram cumpridos em duas empresas, no Jardim América e no Setor Santa Genoveva. As investigações apontam um superfaturamento nas compras e baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo. Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), as suspeitas são de que, por meio da dispensa de licitações devido à situação emergencial decorrente da pandemia, mais de R$ 30 milhões tenham sido desviados.

Ao todo, são cumpridos 74 mandados de busca e apreensão em vários laboratórios que estão localizados, além de Goiás e Distrito Federal, em São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Paraná.

Conforme o MPDFT, a soma do valor das dispensas de licitação sob investigação supera R$ 73 milhões, e o processo corre em sigilo. Os documentos e as mídias apreendidos em Goiás serão encaminhados para o MPDFT, que fará a análise do material. Os investigados podem responder por fraude a licitação, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e cartel.

Em nota, o governo de Goiás afirmou que não é alvo da operação. “Desde o início da Pandemia no Estado, em momento algum houve compra de testes rápidos por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que detectou baixa qualidade dos testes enviados inicialmente para amostras, além do que recebeu 225 mil destes testes comprados pelo Ministério da Saúde.” Em nota, a Polícia Civil de Goiás informou que não participa da operação do MPDFT.

Os mandados foram cumpridos em: Brasília (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Maringá (PR), São José dos Pinhais (PR), Pinhas (PR), São Paulo (SP), Santana do Parnaíba (SP), Cotia (SP), Itapevi (SP), Barueri (SP), Joinville (SC), Balneário Camboriú (SC), Ilhota (SC), Navegantes (SC), Serra (ES), Cariacica (ES), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gabriel (BA) e Irecê(BA).

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024