Um morcego da espécie Artibeus lituratus foi encontrado morto em um logradouro público no Setor Urias Magalhães, na Região Norte de Goiânia, marcando o oitavo caso de raiva em morcegos na capital em 2024. A descoberta acende o alerta para a importância da vacinação antirrábica em animais domésticos.
O oitavo caso de raiva em morcego registrado em Goiânia em 2024 foi confirmado após o Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ) receber os resultados do exame realizado em amostras do animal pelo laboratório da Agrodefesa (Labvet). O morcego, da espécie Artibeus lituratus, conhecida por se alimentar de frutas, foi encontrado morto durante uma ronda de rotina de agentes de endemias em um logradouro público no Setor Urias Magalhães, na Região Norte da capital.
Segundo Welington Tristão, gerente de Controle de Animais Sinantrópicos do DVZ, a presença da raiva em morcegos deve ser encarada com seriedade, mesmo que esses animais não se alimentem de sangue. “O alerta é porque sempre há risco de o homem ser contaminado pelo animal infectado. Por isso, todo caso é investigado, mesmo Goiânia tendo somente morcegos frugívoros e insetívoros, ou seja, não se alimentam de sangue”, explica Tristão.
O DVZ informou que, felizmente, nenhum ser humano ou animal doméstico teve contato com o morcego infectado. No entanto, para prevenir a disseminação da doença, foi emitido um alerta epidemiológico no dia 20 de agosto, reforçando a necessidade de atenção, principalmente entre os donos de cães e gatos.
Welington Tristão enfatizou a importância da vacinação antirrábica em animais domésticos, destacando que essa é a principal forma de proteção contra a raiva. “Mesmo tendo contato com o morcego infectado, cães e gatos não vão desenvolver a raiva se estiverem com a vacina em dia. Por isso, chamamos a atenção para a próxima campanha que será realizada nos dias 14 e 21 de setembro. Vacinando os animais domésticos, também estamos protegendo o ser humano de contrair a doença.”, ressalta o gerente.
Para garantir a vacinação, quatro locais em Goiânia oferecem doses gratuitas durante todo o ano. São eles: a Diretoria de Vigilância em Zoonoses, o Hospital Veterinário da EVZ/UFG, a Clínica Escola da Faculdade de Veterinária da PUC Goiás e o UPA VET – Hospital Veterinário Público da AMMA. Além desses pontos, a campanha de vacinação, que ocorrerá em setembro, será uma oportunidade para reforçar a imunização dos animais.
Orientações à População:
- Em caso de acidentes com animais, especialmente morcegos, procurar uma unidade de saúde imediatamente para avaliação e profilaxia da raiva.
- Se encontrar um morcego morto ou em situação anormal, como pousado em local claro durante o dia, entre em contato com a Vigilância em Zoonoses pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3124 durante o horário comercial, e (62) 3524-3130 à noite, finais de semana e feriados. Evite contato físico com o morcego.
- Mantenha cães e gatos vacinados contra a raiva, com a vacinação em dia, disponível em postos permanentes durante todo o ano.
Leia mais sobre: Morcego / raiva / vacinação / Saúde