28 de maio de 2024
Saúde • atualizado em 12/08/2023 às 10:17

Oficina Ortopédica Itinerante do Crer entrega 275 dispositivos ortopédicos em municípios de Goiás

O serviço itinerante passará por cidades do norte do Estado na próxima semana e fará adaptação e entrega de aparelhos ortopédicos aos pacientes
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) vai entregar, na próxima semana, 275 dispositivos ortopédicos em municípios no norte de Goiás. O serviço itinerante é mantido pelo Governo de Goiás e tem como objetivo garantir o atendimento ortopédico a população.

Nesse sentido, entre os dias 14 e 15 de agosto, a Oficina Ortopédica do Crer estará na Unidade Básica de Saúde ESF Maringá, em Porangatu. Já nos dias 16, 17 e 18 de agosto o atendimento acontecerá no Centro de Reabilitação Dr. Fernando Duraes, em Uruaçu.

De acordo com o supervisor da Oficina Itinerante do Crer, Rodrigo Silveira Campos, todos os pacientes que receberão os aparelhos já passaram pelo primeiro atendimento, foram avaliados e tiveram seus dispositivos ortopédicos prescritos pela equipe multiprofissional do Crer. “Inicialmente nós vamos até os municípios, avaliamos e triamos os pacientes que a secretaria de saúde local identifica e encaminha para atendimento, e após 90 dias, retornamos para entrega dos dispositivos ortopédicos”, explica.

Conforme Rodrigo, os aparelhos são confeccionados na Oficina Ortopédica do Crer, em Goiânia. Ele ainda ressaltou que a unidade móvel é estruturada com equipamentos que permitem ajustes e adaptações de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população. “Diante de qualquer eventualidade, como uma quebra de encaixe do dispositivo, por exemplo, esse paciente pode acionar o Crer para manutenção da peça, que é realizada pela a nossa equipe em Goiânia”.

O projeto

O projeto da Oficina Ortopédica do Crer Itinerante foi lançado em agosto de 2017, por meio do projeto “Viver Sem Limites” do governo federal. Desde o lançamento, o programa já atendeu mais de 5,5 mil pacientes, com a entrega de 11.260 aparelhos ortopédicos até julho de 2023.

O surpevisor do projeto destacou a importância do serviço itinerante no estado. “A Oficina Itinerante possibilita a democratização do acesso aos serviços ortopédicos ofertados pelo Crer. Sabemos que, para muitos dos nossos pacientes, esse atendimento assegura a oportunidade de conseguir uma maior mobilidade, e assim, mais qualidade de vida”, afirma Rodrigo.

Confira os locais e horários de atendimento da Oficina Ortopédica Itinerante:


Porangatu

Dia 14 – das 15h às 18h
Dia 15 – das 8h às 13h
Local: Unidade Básica de Saúde ESF Maringá – Rua Mato Grosso, Porangatu – GO

Uruaçu

Dia 15 – das 14h às 18h
Dia 16 – das 8h às 12h e das 13h às 17h
Dia 17 – das 8h às 13h
Local: Centro de Reabilitação Dr. Fernando Duraes, Av. Pedro Ludovico esq. com a Rua Leopoldo de Bulhões, Uruaçu – GO


Leia mais sobre: / Notícias do Estado

Luana Cardoso

Luana

Estagiária de Jornalismo do convênio entre a UFG e o Diário de Goiás.