Foram iniciadas na quinta-feira (28) as obras de construção do viaduto que liga a Rua 117, no Setor Leste Universitário, à Avenida Rio Preto, no Jardim Novo Mundo, passando sobre a BR-153. A estrutura é conhecida como viaduto da Enel e tem prazo de conclusão de 180 dias.
O lançamento da obra foi em setembro do ano passado, mas ainda não havia autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o início foi adiado. O aval da reguladora veio em 30 de janeiro, mas a empresa vencedora desistiu, e o contrato foi repassado à Construtora Ingá Ltda., segunda colocada, causando um novo atraso.
Os trabalhos começaram no Jardim Novo Mundo, com a limpeza do terreno e escavação do solo. A empresa também executará os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, calçada acessível e obras complementares do viaduto.
A construção do viaduto visa desafogar o trânsito na região, que tem cerca de 65 mil moradores somente no Leste Universitário e Jardim Novo Mundo e não conta com entradas viárias nesta parte da cidade. A previsão é de que o viaduto atraia um tráfego de 2.500 veículos por dia. A obra deve beneficiar também os bairros Água Branca, Jardim Califórnia, Chácara Califórnia, Aruanã III, Jardim Califórnia – Parque Industrial, Residencial Sonho Verde, Residencial Sonho Verde Complemento, Residencial Vale do Araguaia, Vila Maria Luiza, Vila Martins e Vila Martins Extensão.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), as obras não afetarão o trânsito e, portanto, não será necessário fazer alterações de rotas. Na BR-153, a pasta diz que haverá interdições rápidas e alternadas na faixa direita do acostamento quando a superestrutura metálica for montada.