14 de junho de 2024
Infraestrutura • atualizado em 21/05/2024 às 16:49

Obras do Programa Aparecida 100 Anos avançam em bairros; investimentos de R$12,3 milhões

O projeto está executando pavimentação no Jardim Cascata e realizando implantação de galerias pluviais na Vila Delfiore
As obras de implantação de galerias pluviais na Vila Delfiore foram realizadas com verbas do Programa Aparecida 100 Anos. Foto: Jhonney Macena
As obras de implantação de galerias pluviais na Vila Delfiore foram realizadas com verbas do Programa Aparecida 100 Anos. Foto: Jhonney Macena

As obras do Programa Aparecida 100 Anos estão avançando em vários bairros de Aparecida de Goiânia. De acordo com a Prefeitura de Aparecida, o objetivo final é realizar a pavimentação de 67,9 mil m², implantação de cerca de 68 mil metros lineares de meio-fio e ainda outros 12 mil metros de galerias pluviais. No momento, as obras se concentram no Jardim Cascata e na Vila Delfiore.

Ao todo, serão investidos R$ 12,3 milhões nas obras de infraestrutura da cidade, recurso advindo do Programa Aparecida 100 Anos. Atualmente, na Vila Delfiore, as equipes da empresa responsável pelo projeto estão trabalhando na implantação das redes de galerias pluviais. No bairro vizinho, Jardim Cascata, algumas ruas já recebem a capa asfáltica.

Conforme o projeto, serão contempladas 55 ruas da Vila Delfiore, Jardim Cascata, Vila Romana e Jardim Dom Bosco. O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, lembra que o asfalto para quem mora na Vila Delfiore e no Jardim Cascata representa uma vitória. “Em alguns casos, são mais de 40 anos sofrendo com a poeira e com a lama. Agora, estamos executando as obras que vai acabar com esse sofrimento e ainda melhorar a qualidade de vida das pessoas beneficiadas”, pontua.

Andamento das obras

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, explica que as obras de pavimentação são executadas em diferentes etapas. “Tem a parte de topografia e marcação das ruas. Depois, iniciamos a implantação das galerias pluviais. Na sequência é feita a terraplanagem e, por último, as ruas recebem a imprimação e a capa asfáltica”, detalha.

Ainda segundo o secretário, todos os bairros que serão asfaltados terão redes de galerias pluviais. “As galerias representam segurança para os moradores porque servem para captação e escoamento das águas das chuvas, evitam alagamentos e também, de certa maneira, são importantes para preservação da malha viária. No primeiro momento das obras, o transtorne é um pouco maior, mas quando começa a terraplanagem as pessoas conseguem notar que o serviço avança mais rápido”, diz.

Outras frentes de pavimentação estão trabalhando em outros bairros. A Prefeitura de Aparecida já iniciou as obras no Setor Buriti Sereno, Setor Rosa dos Ventos e Conde dos Arcos. Ao todo, 17 bairros serão pavimentados através do Programa. A iniciativa também realiza o recapeamento das principais vias da cidade, além de bueiros celulares, que serão implantadas para interligar vários bairros. Confira abaixo como estão obras em execução:

• Vila Delfiore – implantação de galerias pluviais
• Jardim Cascata – execução de terraplanagem , imprimação e capa asfáltica
• Setor Rosa dos Ventos – implantação de galerias pluviais
• Buriti Sereno – execução de terraplanagem na região da UPA
• Setor Conde dos Arcos – implantação de galerias pluviais


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.