21 de junho de 2024
Infraestrutura

Obras de recapeamento asfáltico do Programa Aparecida 100 anos avançam na Vila Brasília

O investimento total é de R$ 505 milhões e fará recuperação de mais de 300 km de asfalto
No momento, as obras estão concentradas na região da Vila Brasília. Foto: Jhonney Macena
No momento, as obras estão concentradas na região da Vila Brasília. Foto: Jhonney Macena

As obras de recapeamento asfáltico em Aparecida de Goiânia continuam avançando. Com investimentos de R$ 505 milhões do Programa Aparecida 100 anos, o cronograma de obras iniciado no começo de abril vai recuperar mais de 300 quilômetros de malha asfáltica em 17 setores de diferentes pontos da cidade.

De acordo com o cronograma, o recapeamento está concentrado na região da Vila Brasília, esta semana, e seguirá pelas ruas do setor contemplando mais de 10 vias. Até o momento, foram recapeados setores como Alto Paraíso (17,4 mil m²) e Veiga Jardim 1ª e 2ª Etapa (106,4 mil m²). Este tipo de recapeamento também será realizado no American Park, Cidade Livre, Jardim Tropical, Cidade Satélite e Nova Era.

Procedimentos

Segundo o superintendente da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Renato, o procedimento é dividido em duas categorias principais, Microrevestimento Asfáltico com Polímero (M.R.AF-P) e Recapeamento Asfáltico com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (C.A.U.Q.) após fresagem do revestimento antigo.

“O Microrevestimento Asfáltico com Polímero prolonga a vida útil do pavimento, corrigindo defeitos funcionais e melhorando a textura de atrito entre os pneus e a via. Este tipo de recapeamento é comum em vias locais”, explicou Carlos Renato.

O superintendente da Seinfra destaca os processos das obras. “O recapeamento com Concreto Asfáltico Usinado a Quente é ideal para vias de trânsito intenso, envolve fresagem e remoção do revestimento antigo, correção de patologias na base do pavimento e aplicação de uma nova camada de asfalto. Avenidas importantes como Rio Verde (71,3 mil m²) e Dona Maria Cardoso (25 mil m²) já foram beneficiadas ”, completou.

Cronograma de pavimentação

Ao todo, o projeto já executou cerca de 50 quilômetros de recapeamento de vias como a Avenida Rio Verde, Tapajos, Rudá, V5, dentre muitas outras. Nesta semana as equipes trabalham na Alameda Antônio Alves Neto e Avenida dos Colonizadores. Além dos trabalhos de recapeamento, a Prefeitura tem servidores da limpeza urbana atuando em ruas e avenidas da região.

Entre as avenidas já contempladas estão Bela Vista (entre a BR e a 4ª Radial), Rio Verde (entre a GO-040 e a 4ª Radial, na divisa com a Avenida São Paulo, atrás dos Correios), Tapajós e Rudá na Vila Brasília, além dos bairros Veiga Jardim I, II e III, as avenidas Graça Aranha, V-1, V-3, V-5, Zoroastro Artiaga e Rua Josefina Ludovico, no Bairro Ilda. Nesta semana e a próxima as esquipes estarão na avenida São João (Nova Era), Rua Damasco (Nova Era com Maria Inês).


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Cidades

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.