27 de fevereiro de 2024
Saúde

Tratamento da obesidade: conheça a injeção para perda de peso que foi aprovada pela Anvisa

Apesar da liberação, ainda não há data definida para a comercialização do medicamento
O princípio ativo da injeção é uma substância que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. (Foto: reprodução)
O princípio ativo da injeção é uma substância que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. (Foto: reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso de mais um medicamento de uso semanal para reduzir o sobrepeso e obesidade. Se trata de uma injeção para perda de peso com princípio ativo da injeção é a semaglutida, uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, que produzimos naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade.

O médico endocrinologista Pedro Leão conta que a substância gera uma série de efeitos que auxiliam no emagrecimento. Além disso, a injeção para perda de peso com a semaglutida deve ser aplicada apenas uma vez na semana.

Uma pesquisa feita pelo laboratório que produz a medicação  mostrou que o medicamento promoveu uma redução média de 17% do peso corporal.

Apesar dos benefícios, o endocrinologista Pedro Leão alerta que um profissional de confiança deve ser procurado para indicar ou não o tratamento. Mesmo após a aprovação, ainda não há data definida para a comercialização do medicamento. O preço da injeção também será definido no futuro e pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Ainda segundo a Anvisa, a semaglutida já é aprovada e comercializada nos Estados Unidos, União Europeia, Japão, Canadá com os nomes comerciais Ozempic (via subcutânea) e Rybelsus (via oral). A primeira aprovação foi para o Ozempic, que é indicado para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / Saúde

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.