20 de maio de 2024
Melhorias • atualizado em 13/05/2024 às 16:46

OAB-GO inaugura três salas exclusivas para advogados em Complexo Prisional

O objetivo é oferecer melhores condições à advocacia criminal, além de proporcionar atendimento mais eficiente aos detentos
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, inaugurou as três novas salas da advocacia no CPP. Foto: OAB-GO
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara, inaugurou as três novas salas da advocacia no CPP. Foto: OAB-GO

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) inaugurou, nesta segunda-feira (13), três salas exclusivas para uso de advogados criminalistas atuantes no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (CPP). O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho para a advocacia criminal, além de um atendimento mais eficiente para os detentos.

Assim sendo, o CPP conta agora com a Sala da Advocacia – Parlatório, Sala da Advocacia – Central de Triagem e Sala da Advocacia – Central de Apoio. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, o vice-presidente, Thales Jayme, a secretária-geral, Talita Hayasaki, e o diretor-tesoureiro, Eduardo Cardoso Júnior.

Lara destacou que a entrega das salas de apoio é um marco não apenas para a Seguranlça Pública de Goiás, mas também, para os Sistemas Penitenciário e Judiciário. “Poucos complexos prisionais no Brasil possuem um diálogo construtivo que resulte em algo tão simples, porém essencial para o exercício da advocacia. Com mais de 90 anos de existência da OAB, essa conquista é significativa e merece homenagens ao TJ, à DGAP e à Secretaria de Segurança Pública”, ressaltou o presidente da OAB-GO.

Ele acrescentou, também, a importância de um espaço dedicado exclusivamente para a atuação dos advogados. “Inaugurar uma sala de apoio vai além de oferecer um local digno; é um símbolo do reforço da importância da advocacia criminalista. A advocacia é a última esperança da população cerceada de seus direitos. Uma sala de apoio dentro do sistema prisional é um lembrete constante de que é fundamental garantir que as prerrogativas do Estado de Goiás sejam respeitadas a todo momento”, finalizou Rafael Lara.

Salas da Advocacia

Entre as novas instalações, destaca-se a Sala da Advocacia no Parlatório, projetada para oferecer um espaço reservado e confortável para os advogados(as) e seus clientes. Equipada com cadeiras e sofás, proporciona um ambiente propício para as conversas particulares, garantindo privacidade e discrição.

Sala de advocacia no CPP. Foto: OAB-GO

Outra sala que passou por reformulações é a Sala da Advocacia na Central de Triagem. Totalmente reestruturada, agora conta com acesso à internet, computadores, impressoras e banheiros separados por gênero. Além disso, foi adicionada uma mesa para reuniões, oferecendo mais comodidade e recursos tecnológicos essenciais para os profissionais.

A Sala da Advocacia na Central de Apoio, semelhante à Central de Triagem em termos de estrutura, porém maior e com mais equipamentos, está preparada para receber um maior número de advogados simultaneamente. Com essas melhorias, o objetivo é atender às crescentes demandas da advocacia, garantindo um ambiente adequado para a defesa dos direitos dos detentos.


Leia mais sobre: / / Direito e Justiça