27 de fevereiro de 2024
Retratação • atualizado em 04/12/2023 às 09:30

OAB-GO faz desagravo público nesta terça (5), em favor de Sobral Pinto por fato ocorrido há 55 anos

O evento será realizado nesta terça-feira (5), às 8 horas, no hall de entrada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Em sua carreira, Sobral Pinto destacou-se pela coragem, ética e dedicação à defesa dos direitos humanos e democráticos. (Foto: Reprodução/Wikipédia).
Em sua carreira, Sobral Pinto destacou-se pela coragem, ética e dedicação à defesa dos direitos humanos e democráticos. (Foto: Reprodução/Wikipédia).

Em um ato de reparação histórica, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizará desagravo público em favor do advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que teve suas prerrogativas violadas há 55 anos, em Goiânia. O evento será realizado nesta terça-feira (5), às 8 horas, no hall de entrada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Há 55 anos, Sobral Pinto estava prestes a assumir o papel de paraninfo em uma cerimônia de formatura em Goiânia. Porém, sua participação foi interrompida quando quatro militares emitiram uma ordem de prisão contra ele. O advogado se recusou a acatar a ordem dos militares, o que resultou em sua detenção coercitiva, sendo conduzido à força para uma delegacia em Brasília.

O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou que “a história de Sobral Pinto é entrelaçada com a história da advocacia brasileira, e ao reconhecer as injustiças cometidas contra ele, buscamos não apenas reparar o passado, mas também fortalecer nosso compromisso com a preservação das prerrogativas e a defesa dos valores que norteiam nossa atuação”.

O evento visa reconhecer e corrigir injustiças e violações de prerrogativas que foram cometidas contra o profissional. Estarão presentes as Diretorias da OAB, Casag e ESA, o Conselho da OAB-GO, membros de subseções, comissões e TED. Além de represetantes da UFG, autoridades institucionais e parlamentares.

SERVIÇO:
Evento: Desagravo público ao advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto
Data: 05/12/2023
Horário: 8h
Local: Hall de entrada da Faculdade de Direito da UFG
Endereço: Praça Universitária, Setor Leste Universitário, Goiânia – GO


Leia mais sobre: / / / Cidades

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019