09 de agosto de 2022
Brasil

Novos golpes criados por estelionatários dentro do OLX

Os golpes praticados por meio do OLX, shopping virtual em que os internautas podem vender e comprar quaisquer produtos, estão cada vez mais melindrosos. A novidade em questão de fraude foi denunciada pela advogada Karina Nascimento que têm clientes atingidos pelo fato. O alerta é necessário, pois trata-se de um golpe consistente em que os fraudadores utilizam de ferramentas que facilmente convencem possíveis vitimas.

A advogada explica: apresentando uma carteira falsa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o estelionatário se passa por um profissional do Direito impondo credibilidade a sua narrativa.

O falso-advogado clona o anúncio de veículos anunciados por outro vendedor por um valor bem menor praticado no mercado. O objetivo é claro: “atraídas por uma aparente oportunidade de fazerem um ótimo negócio, [vítimas] são atraídas pelo estelionatário”, menciona Karina.

Continua após a publicidade

Nascimento continua explicando: “após captarem um possível comprador, o estelionatário então entra em contato com o vendedor verdadeiro do veículo, e propõe pagar o preço anunciado pelo vendedor”, comenta.

A partir daí, começa uma série de mentiras fraudulentas que culminará no golpe: o fraudador convence o vendedor de que está adquirindo o veículo para dá-lo em pagamento de parte de uma dívida que possui com terceira pessoa, que é na verdade o comprador iludido. “

Ele [o golpista] convence também ao comprador de que está vendendo o veículo por preço abaixo de mercado porque o recebeu de terceiro, que na verdade é o vendedor original, como pagamento de dívida, ou como pagamento de honorários advocatícios”, utilizando sua falsa carteira profissional de advogado.

Continua após a publicidade

Com comprador e vendedor enganados, o golpista vai para o último passo da negociação fraudulenta: combina um encontro entre as partes enganadas – comprador e vendedor – e os convence ambos a mentirem um para o outro. “O [golpista] adverte ambos a não mencionarem o preço da negociação e se passarem por parentes do estelionatário”, salienta Nascimento.

Por fim e com o cenário favorável, o estelionatário convence o vendedor a preencher o recibo de compra e venda em nome do comprador e fazer seu reconhecimento de firma. Com o depósito realizado na conta do golpista, o falso advogado desaparece e apenas aí é que ambos descobrem que foram vitimas de um calote.

Delegado da Polícia Civil na Central de Flagrantes, em Goiânia, Dayvisson Pedroza, em entrevista ao Diário de Goiás, confirma o método denunciado pela advogada. “Um carro que custa 50 mil, o golpista clona o anúncio e o reproduz por 30 mil, por exemplo. A vitima incauta e despercebida, vendo uma oportunidade de fazer um bom negócio entra em contato com o estelionatário”, menciona. O alerta é para que sempre haja dúvidas quando se deparar com esse tipo de anúncio.

O delegado ressalta para as consequências após realizado o golpe. “O estelionatário convence o vendedor a emitir o recibo de compra e venda do veículo, enquanto o comprador entrega seu dinheiro. O golpista desaparece.”, explica. “Nesse caso, na maioria das vezes, entramos com uma ordem de apreensão do veículo até que o caso seja resolvido, por meio de um Juiz”, ressalta. O delegado alerta que casos como esses tem sido recorrentes em Goiânia e é necessário alerta.

A advogada Karina Nascimento também dá alguns conselhos para que algum interessado em adquirir qualquer produto não seja vitima de possíveis golpes: “Não concluam negociações por telefone ou qualquer outro meio de comunicação, mesmo que atrativas”. Também ressalta um detalhe importante: “Não depositem dinheiro em conta de terceiros, somente na conta do real proprietário do veículo, conforme documentação que comprove tal propriedade.”

Por meio do seu site oficial, a OLX dá algumas dicas e sugestões para que as negociações na plataforma sejam bem sucedidas:

– Evite fazer qualquer tipo de depósito antecipado sem ver o produto perto;

– Certifique que o veículo ou qualquer outro produto realmente exista. Também cheque se está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados;

– Atente-se nos motivos da venda do veículo e desconfie de vendedores que ofereçam o produto em perfeito estado e valor abaixo de mercado, seja por qualquer motivo;

– Sempre pesquise os valores de mercado daquilo que você pretende adquirir. Fique atento sobre os excessos de facilidades e preços muito abaixo do mercado;

– Desconfie se o vendedor está muito apressado, nervoso ou impaciente;

– Antes de se encontrar com o vendedor, busque informações sobre ele. Pergunte o nome com sobrenome, lugar onde mora ou trabalha, telefone para contato ou e-mail, entre outras informações que possam ajudar a identificá-lo.