19 de julho de 2024
Segurança pública • atualizado em 30/10/2023 às 17:39

Novos conselheiros de segurança comunitária de Goiás tomaram posse nesta segunda-feira (30)

Solenidade concedeu a posse coletiva dos 12 novos integrantes do Conseg-GO
Na ocasião também foi feita a entrega de Certificado do Mérito Legislativo (Will Rosa)
Na ocasião também foi feita a entrega de Certificado do Mérito Legislativo (Will Rosa)

Nesta segunda-feira (30), foi realizada a solenidade de posse coletiva dos 12 novos integrantes do Conselho de Segurança Comunitária das regiões incorporadas de Segurança Pública do Estado de Goiás (Conseg-GO). Além disso, foi feita a entrega de Certificado do Mérito Legislativo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a Goiás, na sala das Comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Goiás.

Segundo o portal da Assembleia, o presidente da Alego, Bruno Peixoto , abriu a solenidade enaltecendo a evolução da queda do índice de criminalidade no Estado de Goiás e de como era a realidade da segurança pública em 2018. “Tomamos posse em 2019. Naquele tempo existia uma desvalorização das polícias Civil e Militar do Estado de Goiás. Um policial ou militar de 3ª classe recebia um pouco mais de 1 salário mínimo. E foi esse o cenário que encontramos, um cenário caótico. Arregaçamos as mangas e iniciamos um trabalho. Aprovamos o fim da 3ª classe. Da noite para o dia o policial civil e militar passou para um salário acima de 7 mil reais”, disse Bruno Peixoto.

Peixoto acrescentou, ainda, que tomaram medidas acertadas, como o investimento no chamado “virtual”, o popular “hora extra”, que resultou quase no dobro do efetivo, além de colocar as pessoas certas na linha de frente do comando da Segurança Pública.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Renato Brum, destacou o comprometimento de toda a sociedade de bem no combate ao crime. Também afirmou que foi no atual governo de Goiás que houve um dos maiores investimentos na Segurança Pública, com a compra de armamento e equipamento para todas as forças. Ao final, arrematou: “aqui em Goiás, o bandido não vai crescer”.

O gerente dos Consegs-GO, Luciano Levy, mediou a solenidade e fez menção à Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e colaboradores, os conselheiros técnicos, autoridades civis e militares, representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), comandantes, delegados e coordenadores regionais, convidados das forças de segurança do Estado, membros do Judiciário, Ministério Público e sociedade civil.

Já o deputado Virmondes Cruvinel, afirmou que “reconhecemos a importância dessa construção comunitária do Conseg-Goiás, que dá legitimidade e credibilidade. O próprio governador Ronaldo Caiado tem incentivado ações como essa, no case do trabalho do Conseg-Goiás, que seja incentivado em outras áreas, fortalecendo os centros locais da saúde, da criança e do adolescente, dentre outros pontos que sabemos que são necessários”.

Conselheiros que tomaram posse:

Capital

Humberto Masatoshi Matsuda – 2º Conseg de Goiânia.

Lucy Mary Cordeiro de Faria – 10º Conseg de Goiânia.

Teófilo Batista Filho – 13º Conseg de Goiânia.

Alexandro Dias de Sousa – 16º Conseg de Goiânia.

Madalena Aparecida dos Santos – 23º Conseg de Goiânia.

Rosineide Aparecida de Sousa Resende Santos – 37º Conseg de Goiânia.

Marcelo Gomes de Deus – 47º Conseg de Goiânia.

Célia Aparecida Izabel da Silva – 56º Conseg de Goiânia.

Interior

Marcus Polo Rocha Duarte – 1º Conseg de Cocalzinho de Goiás.

Alderino Henrique de Lacerda – 1º Conseg de Edeia.

Ricardo Fernandes de Deus – 1º Conseg de Montividiu.

Joseneis Evangelista Santana – 1º Conseg de Perolândia.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019