19 de abril de 2025
Intervenção

Novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel terá obras iniciadas neste sábado (22)

A previsão da Prefeitura de Goiânia é que as obras tenham duração de uma semana
A construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel será concluída em uma semana. Foto: SET
A construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel será concluída em uma semana. Foto: SET

A construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco à Marginal Cascavel terá início neste sábado (22). As obras fazem parte da segunda etapa de intervenções para requalificação do corredor viário. O objetivo é permitir que motoristas façam a conversão à esquerda de forma mais segura e eficiente.

A previsão da Prefeitura de Goiânia é que as obras durem uma semana. Para a construção do acesso, será removida parte da ilha existente e serão implantadas quatro faixas de rolamento naquele ponto: duas destinadas à conversão à esquerda e duas para quem segue em frente.

A partir das intervenções, o novo trecho contará com semáforo exclusivo para a conversão. A medida possibilitará a reprogramação do atual semáforo de três tempos no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Rua Jaraguá por dois tempos.

Quando finalizadas as obras e eliminada a conversão à esquerda no cruzamento da Rua Jaraguá, os motoristas que seguem sentido Terminal Padre Pelágio deverão acessar a Marginal Cascavel para realizar a conversão mais adiante. Já aqueles que trafegam no sentido Centro de Goiânia deverão utilizar as ruas Benjamin Constant, 205 e Rio Verde para fazer o loop de quadra e chegar à região de Campinas.

Melhorias na mobilidade e no volume de tráfego

Um estudo realizado pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) na região revelou que, entre 6h e 20h, cerca de 45 mil veículos equivalentes trafegam na Avenida Castelo Branco, nas proximidades da Marginal Cascavel, evidenciando a necessidade urgente de intervenções estruturantes.

Entre as mudanças já implementadas, destaca-se a proibição de estacionamento ao longo de toda a Avenida Castelo Branco, permitindo o uso pleno das três faixas de rolamento. Além disso, a Prefeitura determinou que a SET ouvisse os comerciantes locais e atendesse as demandas na medida do possível. Como resultado, está em análise a autorização de carga e descarga em horários específicos, entre 9h e 15h, para minimizar impactos às atividades comerciais.

A requalificação do corredor Castelo Branco faz parte do Plano Nova Mobilidade, que abrange dez avenidas da capital e atende a demanda por ações urgentes para desafogar o trânsito.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades / Goiânia