09 de agosto de 2022
Eleições 2022

Nova pesquisa FSB/BTG aponta para vitória de Lula no primeiro turno, com 14 pontos a frente de Bolsonaro

Percentual do presidenciável é de 46%, enquanto de Bolsonaro é de 32%
Reprodução
Reprodução

Divulgada nesta segunda-feira (30), a pesquisa realizada pela FSB/BTG aponta vantagem para o pré-candidato à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro turno, após desistência de Dória (PSDB). De acordo com a análise, o político possui 46% das intenções de votos no cenário geral, uma vantagem de 14 pontos acima do presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 32%.

Na sequência, estão os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT), com 9%, e Simone Tebet (MDB), com 2%. Já Felipe D’Àvila, José Maria Eymael, Vera Lúcia, Sofia Manzano, Luciano Bivar e Leonardo Péricles somam, juntos, conforme a pesquisa, apenas 1%.

Houve, portanto, um crescimento das intenções de voto ao petista com relação à pesquisa divulgada no mês anterior, onde o percentual de Lula era de 41%. Bolsonaro e Ciro, entretanto, permaneceram com a mesma pontuação. A pesquisa entrevistou, entre os dias 27 e 29 de maio de 2022, 2.000 eleitores acima de 16 anos de idade. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. 

Continua após a publicidade

A análise, realizada pela FSB/BTG, estimulou, ainda, o cenário referente ao segundo turno, onde Lula derrotaria Bolsonaro, de acordo com os percentuais apresentados, com 54% por 35%. O petista obteve êxito em todos os cenários levantados pela pesquisa. Já Bolsonaro, perderia para Ciro Gomes e empataria com Simone Tebet, sem o ex-presidente Lula na rodada.