logomarcadiariodegoias2017

Exemplos de ações beneficiadas pelo Luz Solidária (5).jpgNesta segunda-feira (16), a Associação Servos de Deus inaugura o Projeto Alinhando Vidas, criado com recursos provenientes do Programa Luz Solidária. Em parceria com a Enel Distribuição Goiás, o Comitê de Cidadania do Banco do Brasil e o Serviço Nacional da Indústria (Senai), a instituição oferece para a população o Curso de Costureiro Industrial de Máquina Reta e Overloque. A parceria com a Enel é resultado da primeira edição do Luz Solidária no Estado, realizada em 2017.

Em seu primeiro ano de atuação, a Enel Distribuição Goiás colaborou com 37 instituições sociais do Estado, que receberam mais de R$ 1,3 milhão provenientes do Luz Solidária. As doações do programa são destinadas para o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social focados no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa também concedeu cerca de R$ 13 milhões em bônus para clientes que compraram aparelhos de ar condicionado e geladeiras durante o programa.

O Curso de Costureiro Industrial de Máquina Reta e Overloque será ministrado por profissionais do Senai de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30, com duração de 160 horas. As aulas da primeira turma começam nesta terça-feira (17). Ao final, os participantes receberão um certificado profissional. O objetivo é atender pessoas de baixa renda que queiram aprender uma profissão para ingressar no mercado de trabalho ou empreender e montar o próprio negócio.

Com os recursos doados pelo Luz Solidária, a Associação Servos de Deus investiu na adequação da sala para o curso, instalou aparelhos de ar condicionado e contratou profissionais que irão auxiliar os alunos. Durante as aulas, os participantes vão aprender a trabalhar com ferramentas de corte e costura e a manusear máquinas industriais. Os interessados em participar do curso precisam ser maiores de 16 anos e podem se inscrever por meio do telefone da associação (62) 4013-7100.

A política de sustentabilidade da Enel também estimula a economia energética junto ao público. Durante o evento, os clientes poderão trocar suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes, que têm um alto consumo de energia, por lâmpadas LED. Os interessados devem levar uma conta de energia – é necessário que seja de um dos últimos três meses –, um documento oficial com foto e até quatro lâmpadas para serem trocadas por lâmpadas LED. As trocas serão realizadas a partir das 14h.

Luz Solidária

 O programa Luz Solidária já é realizado há oitos anos nos Estados do Ceará e Rio de Janeiro. Em Goiás, a segunda edição do projeto está prevista para o segundo semestre de 2018. A iniciativa estimula o uso de eletrodomésticos eficientes por meio de descontos de até 50% na compra de equipamentos novos (geladeira e ar condicionado). Para receber o desconto, o cliente deve realizar uma doação para uma das instituições cadastradas no programa.

Ao adquirir um equipamento eficiente por meio do Luz Solidária, o cliente passa a integrar uma parcela da sociedade que usa energia elétrica de maneira consciente, pois todos os equipamentos têm a garantia de baixo consumo de energia elétrica dada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Além disso, ao entregar o equipamento usado, o cliente também tem a garantia da destinação correta do resíduo gerado a partir do seu descarte sustentável. Isso evita a contaminação do meio ambiente com gases, plásticos e outros resíduos gerados.

Além de estimular o consumo consciente e a preservação ambiental, o Luz Solidária viabiliza projetos sociais que vão gerar renda para comunidades. Em 2017, a primeira edição do programa na Enel Distribuição Goiás contemplou 37 projetos sociais com as doações deste programa. Os projetos sociais foram selecionados por meio de um edital público, no qual as instituições apr

Sugestões e críticas, mande um Zap para a Redação

whatsapp 512

62 9 9820-8895

+ SAIBA MAIS, PESQUISE NO DG

SEARCH