19 de abril de 2025
MEMÓRIA DA TRAGÉDIA • atualizado em 28/03/2025 às 15:17

Nos cinco anos após 1ª morte por Covid, Goiás soma mais de 28,6 mil óbitos; 49 em 2025

Mais de 2 milhões tiveram a doença em Goiás; balanço da tragédia da Covid-19 nesses cinco anos mostra que 6 milhões, dos 7 milhões de habitantes tomaram ao menos a 1ª dose da vacina
Doença que matou mais de 28 mil em Goiás, Covid 19 chama a atenção por sequelas Foto arquivo SES GO
Doença que matou mais de 28 mil em Goiás, Covid 19 chama a atenção por sequelas Foto arquivo SES GO

Nos cinco anos do primeiro caso de óbito por Covid-19 registrado em Goiás, o estado registrou mais de 2 milhões de pessoas com a doença, das quais, 28,6 mil morreram, representando uma média de 15,68 mortes por dia de 2020 para cá. Somente de janeiro de 2025 até agora, 41 óbitos por Covid foram registrados em Goiás.

Os números atualizados foram fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), solicitados pelo Diário de Goiás na quinta-feira (27).

Em 2025, até o momento, o estado registra 9.635 casos de Covid-19 confirmados, dos quais 41 evoluíram para  óbitos.

Como mostrou o DG na quinta-feira (27), esta semana fez cinco anos da primeira morte registrada no estado por causa da Covid-19.

Balanço da vacinação

Em relação à vacinação, a SES-GO informa que a Campanha contra a Covid-19 foi iniciada no estado em 18 de janeiro de 2021, onde foram recebidas doses em várias remessas direcionadas aos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS).

No decorrer da campanha e de acordo com o número de doses recebidas provenientes do MS, os grupos prioritários foram sendo ampliados, bem como os esquemas e doses de reforço atualizados.

Mais de 6 milhões tomaram ao menos a primeira dose

Segundo a SES-GO, até o momento foram aplicadas no estado mais de 6 milhões da 1ª dose da vacina contra a Covid -19. Considerando as outras doses dos imunizantes, Goiás possui 15,7 milhões doses aplicadas desde o início da vacinação contra a Covid-19.

Mas, comparando o número de 1⁠ᵃˢ doses aplicadas, e considerando que em 2024 a estimativa do IBGE era que Goiás tivesse chegado a 7,3 milhões de habitantes, há uma lacuna. Existe aproximadamente 1 milhão de habitantes dos municípios goianos que nunca tomaram qualquer dose das vacinas contra a Covid-19

Como novas variantes dos vírus da Covid continuam circulando, a secretaria informa que a vacina está recomendada atualmente na rotina para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Também é recomendada para pessoas de 60 anos ou mais, gestantes e de grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, devendo ser feita todos os anos.

Sequelas são preocupação

Além de controlar a doença, os órgãos de saúde têm alertado também para o complicador das sequelas que a infecção de Covid deixa nas pessoas que se contaminam. O fenômeno, conhecido como “Covid Longa”, foi analisado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Foram constadas “sequelas graves e persistentes em uma parcela significativa da população”, entre as quais fadiga, dor intramuscular, encefalite miálgica e comprometimento cognitivo.

Feito em parceria com a Escola de Saúde Pública de Harvard e com a Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres, o estudo da Fiocruz apontou alta prevalência de sintomas após a Covid. Dos entrevistados, 91,1% relataram ter sentido ao menos um sintoma, enquanto 71,3% afirmaram vivenciar no mínimo um sintoma frequente. Do total de entrevistados, 39,3% informaram que tiveram síndrome pós-Covid, mas, apenas 8,3% tiveram um diagnóstico de Covid Longa emitido por um profissional de saúde.

Em meados de março, durante o Dia Mundial de Conscientização sobre a Covid Longa definido pela Organização Mundial de Saúde (0MS), o secretário de Saúde de Goiás, Rasível dos Santos garantiu que a Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, está estruturando uma linha de cuidado dedicada à doença. O objetivo é organizar a assistência e promover capacitações voltadas à identificação precoce e ao diagnóstico preciso.

Números da Covid-19 (SES-GO)

  • Número de casos de Covid-19 registrados em Goiás de 2020 até agora: 2.072.831
  • Número de óbitos registrados em Goiás por causa da Covid-19, de 2020 até agora: 28.613 – média de 15,68 mortes por dia
  • Quantidade de 1⁠ᵃˢ doses da vacina contra a Covid -19 aplicadas em Goiás de janeiro de 2021 até agora: 6.032.359
  • Total de vacinas aplicadas contra a Covid-19 em Goiás de janeiro de 2021 até agora: 15.768.470 doses

Leia mais sobre: / / / Cidades / Saúde