26 de junho de 2022
Pesquisa Ipec

No Rio, Lula aparece com 46% contra 31% para Bolsonaro

O cenário é diferente para o Governo e para o Senado, onde candidatos bolsonaristas estão à frente das intenções de voto
O petista está à frente nas intenções de voto espontânea e estimulada (Foto: Arquivo)
O petista está à frente nas intenções de voto espontânea e estimulada (Foto: Arquivo)

Contratada pela Associação Rio Indústria, a Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) divulgou na última segunda-feira (23) uma nova rodada de pesquisa que aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a preferência do eleitor do Rio de Janeiro. Se as eleições fossem hoje, o petista apareceria com 46% contra 31% para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Cenário inverso para o governo do Rio de Janeiro, que conta com Cláudio Castro (PL) à frente. Para o Senado o partido de Bolsonaro também está à frente. Conta com o senador Romário (PL) à frente das pesquisas.  

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de maio. Foram entrevistados 1008 eleitores de 32 municípios cariocas e a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. Ou seja, ainda conta com o nome do ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB), que desistiu de concorrer à presidência da República na última segunda-feira (23).  

De acordo com o cenário testado, o tucano estaria empatado tecnicamente com o ex-ministro da Economia Ciro Gomes (PDT) O pedetista segue na terceira posição com 4% do eleitorado carioca e está numericamente à frente de Dória. Eles estão empatados tecnicamente (dentro da margem de erro), uma vez que o tucano aparece com 2% e poderia chegar a 5%.  

Continua após a publicidade

Veja também: No Rio, Lula tem 39% e Bolsonaro, 31%, diz pesquisa Genial/Quaest

Pesquisa Ipespe em SP: Lula tem 34%; Bolsonaro, 26%; Moro, 11%

Na sequência aparecem o deputado federal André Janones (Avante), o cientista político Felipe D’Ávila (Novo), a senadora Simone Tebet (MDB) e a cientista social Vera Lúcia (PSTU), que aparecem empatados com 1%. José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Nulos e brancos (7%) e não sabem (5%) somam 12% do eleitorado.

Continua após a publicidade

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Dória aparecem à frente. Lula com 37%, Bolsonaro com 27%, Ciro Gomes com 2% e Dória com 1%. Outros nomes somaram 1% e nulos e brancos (10%) e não sabe (22%) somam 32% do eleitorado.  

Governo 

O Instituto aponta que o governador Cláudio Castro (PL) está à frente das intenções de voto, com 18%. Ele está empatado tecnicamente com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que aparece com 17%. Na sequência aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 8%, Eduardo Serra (PCB), com 6%, Cyro Garcia (PSTU), com 5%, Felipe Santa Cruz (PSD), com 2%, Paulo Gamime (Novo), com 1%. Brancos e nulos (30%) e indecisos (13%) somam 43%, quase metade do eleitorado.  

Senado 

O senador Romário (PL), ex-jogador de futebol aparece à frente nas pesquisas para o Senado. Pré-candidato à reeleição, o liberal aparece com 29% das intenções de voto, 19% a mais do que o segundo colocado, que é Cabo Daciolo (PDT), que aparece com 10%. Na sequência aparecem Alessandro Molon (PSB) e Daniel Silveira (PTB), com 8%, André Ceciliano (PT), com 6%, e Luciana Boiteux (PSOL), com 4%. Nulos e brancos (24%) e indecisos (11%) somam 35% do eleitorado carioca.  

Como citado acima, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de maio, quando foram entrevistadas face a face 1.008 pessoas. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-04025/2022 e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo Nº RJ-07114/2022.  

Veja também:

Dez nomes serão testados em nova pesquisa eleitoral para governador de Goiás

Lula tem 44% das intenções de voto, Bolsonaro 31% e Ciro 8%, diz pesquisa Ipespe

Leia mais sobre:
Brasil Política