27 de fevereiro de 2024
ENTREVISTA • atualizado em 24/08/2023 às 09:51

No mês do advogado, Rafael Lara destaca avanços do setor e trabalho por valorização

Nessa entrevista exclusiva, o presidente da OAB-GO destaca avanços que a advocacia teve sob sua administração
Rafael Lara, presidente da OAB-GO, em entrevista exclusiva aos jornalistas Altair Tavares e Vassil Oliveira (Foto: Reprodução/DG)
Rafael Lara, presidente da OAB-GO, em entrevista exclusiva aos jornalistas Altair Tavares e Vassil Oliveira (Foto: Reprodução/DG)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB) Rafael Lara destacou, em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás, os principais avanços para a advocacia desde que assumiu a presidência da entidade e seu principal objetivo no cargo: buscar maior valorização para o setor em um serviço. Ao editor-geral do DG, Altair Tavares e ao colunista Vassil Oliveira, o chefe da entidade defende que apesar da competitividade que há na categoria, a profissão continua sendo “respeitada e confiável”.

Lara faz um balanço ao Diário de Goiás de sua administração no mês do advogado, comemorado no dia 11 de agosto e que tem como um dos pontos altos a realização do Baile do Rubi, grande festa da advocacia que será realizada nesta sexta-feira (25/08), no Centro de Cultura, Esporte e Lazer (CEL) da OAB.

Em um bate-papo que pode ser visto na íntegra no canal do Youtube do Diário de Goiás, Rafael Lara destaca avanços e o que tem sido feito ao longo dos seus dois anos à frente da gestão da OAB. Um dos diagnósticos iniciais percebidos foi a melhora na comunicação entre a entidade e a sociedade civil. 

Assista na íntegra abaixo:

“Um dos grandes pilares de comunicação que fizemos desde o início da nossa gestão foi justamente buscar voltar a comunicação da OAB para a sociedade”, explica. “Lugar de falar exclusivamente para dentro com a advocacia e numa profissão onde temos tantas restrições de marketing e de publicidade por questões éticas”, destacou. Logo, a percepção foi que a Ordem poderia executar ações para mostrar a presença “em todos os momentos”. 

‘Advocacia está presente na vida de todas as pessoas’

Rafael Lara destaca a necessidade de duas situações imprescindíveis: “a advocacia está presente em todos os momentos da vida de uma pessoa” e claro, a percepção de que o advogado resolve problemas. “Advogado não é a solução de problema. Advogado é para não permitir que o problema aconteça”. 

“Em absolutamente todos os momentos da vida de uma pessoa ou no mínimo, em muitos momentos da vida de uma pessoa e tem sua importância. Desde alguém que está pensando em um novo negócio, pensando em comprar algo, ele consulta um advogado para saber como fazer isso da melhor maneira possível”, destaca.

Competitividade entre advogados de Goiás é a maior do Brasil

Entre os principais desafios do setor está a alta competitividade que existe entre a profissão. Em Goiás, isso é ainda maior porque há, no estado, o maior número de advogados do Brasil, em relação a sua população, explica Rafael Lara. “Desde que assumi, foram mais de cinco mil novas carteiras entregues. Cinco mil novos colegas que chegaram só nesse período. Isso é muito importante e impressionante. E traz impactos no mercado”, salienta.

Rafael Lara destaca que tem trabalhado para ‘combater’ a “proliferação excessiva das faculdades de Direito, fazendo com que o mercado seja cada vez mais numeroso” e explica o que a própria OAB tem feito para capacitar os profissionais com a carteira de advogado na mão.

“Dentro da advocacia temos importantes programas de incentivo ao empreendedorismo como a incubadora de novos escritórios para os jovens advogados. Temos o programa Mais Oportunidades que tenta conectar justamente quem tem vagas a quem está buscando vagas colaborando com a empregabilidade da advocacia.”

Por fim, pondera sobre o mercado goiano. “Nós temos um recorte regional interessante: no aspecto de número de advogados por habitante, Goiás é o estado que tem o maior número de advogados do Brasil. Temos uma população bem assistida por advogados e como consequência disso um mercado mais acirrado na advocacia. Não existe nenhum outro estado no Brasil que tenha um advogado no Brasil que seja maior que Goiás”, explica.


Leia mais sobre: Cidades / Direito e Judiciário / Política

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .