25 de junho de 2022
Brasil

Nasa diz que atmosfera da Amazônia começou a secar pela ação humana

Foto entrou na lista de imagens mais incríveis. (Foto: Nasa)
Foto entrou na lista de imagens mais incríveis. (Foto: Nasa)

Um estudo publicado pela agência espacial americana Nasa, em 2019, a atmosfera da Floresta Amazônica começou a secar devido à ação humana.

Continua após a publicidade

Segundo o estudo, o avanço das atividades de pecuária e agricultura, nas quais o homem queima a floresta para obter espaço, tem deixado o bioma vulnerável a incêndios e secas.

2019 foi um ano preocupante para o meio ambiente na América do Sul, com vários e altamente destrutivos incêncios florestais. 

O monitoramento florestal via satélite agora vai auxiliar na desacelaração do desmatamento, conforme a Nasa, pois será possível fornecer dados importantes aos cidadãos, cientistas e agências governamentais.

Continua após a publicidade

A foto acima foi divulgada pela Nasa numa publicação intitulada como as fotos de satélite mais incríveis de 2019. A imagem foi capturada pelo satélite Landsat, em agosto, e mostra a atividade do fogo na fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia.

A imgem criada pela combinação de dados da Operational Land Imager com luz visível e observações de luz infravermelha por ondas curtas, que destacam a atividade do fogo. Com a ajuda do sensor Modis do satélite Aqua, foi descoberto que o incêncio começou no Paraguai e se espalhou pela Bolívia e pelo Brasil, em 19 de agosto.