A Serra de Caldas Novas, no interior de Goiás, ganhou destaque internacional nesta segunda-feira (16) ao ser tema de uma postagem no perfil oficial da NASA no Instagram. A Agência Espacial Norte-Americana publicou uma foto aérea da formação geológica com a legenda: “What’s that?”, em português, “O que é isso?”. A imagem foi captada pelo satélite Landsat 9 no dia 19 de maio deste ano.
Na publicação, feita por volta das 15h30 (horário de Brasília), a NASA descreveu a Serra de Caldas como um planalto que se eleva cerca de 300 metros acima da paisagem no Centro-Oeste brasileiro. “O planalto é inteiramente coberto por Cerrado, um rico ecossistema de savana e campos que abriga espécies como a seriema-de-patas-vermelhas e o pequizeiro”, informou a agência, que também ressaltou que a área foi estabelecida como parque estadual em 1970.
O satélite Landsat 9, responsável pela imagem, foi lançado ao espaço em 2021 e desde então orbita a Terra a uma altitude de 705 quilômetros, com velocidade de aproximadamente 26 mil km/h.
Importância ambiental e turística
A Serra de Caldas Novas está localizada dentro do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), uma unidade de conservação de proteção integral administrada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Com 12,3 mil hectares, o parque abrange áreas nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, incluindo o topo da serra, suas cristas, fraldas e encostas.
Além de sua relevância ambiental como uma das principais áreas de recarga dos aquíferos hidrotermais que abastecem as famosas águas termais da região, o Pescan é também um dos destinos mais procurados para o ecoturismo em Goiás. Entre as atrações estão duas trilhas abertas à visitação pública, que levam a cachoeiras: a Trilha da Cascatinha e a Trilha do Paredão. O parque recebe visitantes diariamente, das 6h às 16h.
Leia mais sobre: Caldas Novas / Nasa / Parque da Serra de Caldas Novas / Cidades / Notícias do Estado