15 de junho de 2025
PEDIDO A TODOS

“Não vai ter UTI pra todo mundo”; Mabel apela para goianiense vacinar contra gripe

Prefeito gravou vídeo (assista) com apelo para goianiense tomar a vacina contra Influenza, alertando sobre escassez de UTIs que havia antes mesmo desse cenário
Sandro Mabel interrompeu reunião e fez apelo por imunização contra a gripe - Foto reprodução de vídeo
Sandro Mabel interrompeu reunião e fez apelo por imunização contra a gripe - Foto reprodução de vídeo

O prefeito Sandro Mabel publicou um apelo nas redes sociais para que a população tome a vacina contra Influenza, argumentando que não haverá leitos de UTI suficientes para tantos casos. Como mostrou o Diário de Goiás na semana passada, e nesta quarta-feira, especialistas estão preocupados com o aumento de casos de internação por causa da gripe.

O prefeito disse que estava em uma reunião com os secretários de Saúde de Goiás, Rasivel dos Santos, de Goiânia, Luiz Pelizzer, de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, entre outros, quando decidiu interromper para gravar o vídeo com o alerta.

“Nós não vamos ter leito de UTI se vocês não vacinarem. Está aberto para todo mundo vacinar. Leito de UTI só temos os mesmos [e também são] para quem tem um infarte, uma coisa grave. Não vacinam as crianças, não vacinam os idosos, as grávidas. Estamos com um índice de cobertura baixíssimo. Não vai ter leito de UTI pra todo mundo. Pelo amor de Deus, vá ao posto de Saúde em Goiânia, em Aparecida, em Goiás inteiro. Faz esse favor a você mesmo”

Mabel disse que as pessoas precisam estar cientes de que tem havido poucos leitos já, sem sequer um agravamento da procura. “Você não vacina o filho e vai chegar com ele lá, que nem uma moça que ficou esperando quatro dias [com o filho] quase morrendo porque não tinha um leito. Não vai ter se não pegar firme na vacina”. Ele citou que são 64 postos de vacinação em Goiânia.

Apelo de Mabel por vacinação contra Influenza enfrenta baixa adesão

O apelo e a reclamação fazem eco aos dados apresentados regionalmente pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO) Na semana passada, secretaria decidiu ampliar a vacinação contra a Influenza para toda a população, a partir de 6 meses de idade, justamente porque a cobertura vacinal estava em apenas 21% dos grupos prioritários.

Na contramão dessa baixa imunização, a SES-GO e especialistas como o infectologista Boaventura Braz, registram aumento nos casos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela Influenza.

Leia também: Infectologista verifica aumento nos casos de pacientes com Influenza; veja orientações

A subsecretária de Vigilância da SES, Flúvia Amorim, alertou na última semana para a alta disseminação do H1N1 diante de aumento de 26,7% nos casos leves de gripes por Influenza nas unidades sentinela, e de aumento no número de casos de SRAG de 32%, na comparação com o mesmo período do ano passado.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia / Saúde