24 de maio de 2024
Tentativas de ocupação • atualizado em 16/04/2024 às 14:35

“Não vai ter invasão”, garante Caiado ao acionar forças de segurança para conter MST em Goiás

Governador Ronaldo Caiado reforça segurança para evitar ocupação de terra no Entorno do DF
Na última segunda-feira (15), cerca de 250 integrantes do MST tentaram ocupar parte da Usina CBB, localizada em Vila Boa de Goiás. (Foto: SSP-GO).
Na última segunda-feira (15), cerca de 250 integrantes do MST tentaram ocupar parte da Usina CBB, localizada em Vila Boa de Goiás. (Foto: SSP-GO).

O governador do estado, Ronaldo Caiado (UB) acionou forças de segurança e inteligência para conter a ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Goiás, que realiza desde a noite do último domingo (14) o chamado Abril Vermelho com ocupações em todo o país. “Não vai ter invasão”, garantiu o governador ao jornal O Globo.

Na última segunda-feira (15), cerca de 250 integrantes do MST tentaram ocupar parte da Usina CBB, localizada em Vila Boa de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Porém, a Polícia Militar já havia sido informada sobre a ação e agiu antes que o movimento se consolidasse. Após negociação, o grupo deixou a área pacificamente.

Estamos com força de segurança e inteligência, vamos bloquear ônibus que estão indo para invasão.

Ronaldo Caiado

A operação em Vila Boa de Goiás ocorreu sem uso de força e cinco integrantes, apontados como líderes da tentativa, foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil (11ª DRPC) e autuados por esbulho possessório (ação para tomar posse de um bem de forma ilegal), ameaça e danos.

Além da tentativa de ocupação à Usina CBB, houve um caso similar no município de Itaberaí. A ocupação de uma área rural foi evitada após acordo entre o proprietário da terra e representantes do MST. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) acompanhou o caso. Atualmente, o Comando de Operações do Cerrado monitora a situação em território goiano.

Vale lembrar que, além das tentativas em Goiás, o MST já invadiu terras na Bahia, Pernambuco (com duas invasões), Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019