26 de abril de 2025
Conquista • atualizado em 04/04/2025 às 14:05

Na Bahia, Caiado é ovacionado como novo cidadão baiano e recebe Comenda 2 de Julho

O reconhecimento, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), aconteceu durante o evento que marcou o lançamento oficial de sua pré-candidatura à Presidência da República

Em clima de festa e forte apoio político, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi homenageado nesta sexta-feira (4), em Salvador (BA), com o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho, uma das mais altas honrarias do Estado. O reconhecimento, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), aconteceu durante o evento que marcou o lançamento oficial de sua pré-candidatura à Presidência da República.

O destaque da cerimônia ficou com o ex-prefeito de Salvador e ex-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, que fez um dos discursos mais emocionados e simbólicos da manhã. “Amigos de todo o estado da Bahia, da capital e do interior, amigas e amigos do Estado Irmão de Goiás, amigas e amigos de todo o Brasil, hoje, sem dúvida, é um dia muito especial”. Neto relembrou que a relação de Ronaldo Caiado com a Bahia começou há 36 anos, quando conheceu sua esposa, a baiana Gracinha Caiado, em Feira de Santana:

Foi lá que Caiado conheceu uma baiana muito especial. Uma baiana que mudou a vida dele. O grande amor, a grande paixão na vida de Caiado. Me refiro a essa baiana que nos orgulha tanto, minha amiga do coração, Gracinha Caiado.

O ex-prefeito ressaltou o vínculo afetivo e político de Caiado com o Estado, destacando que o governador goiano percorreu todas as regiões da Bahia, fez amigos e ajudou a construir pontes com os baianos: “Caiado sempre fez questão de cultivar sua relação com a Bahia. De conhecer cada canto da nossa capital e do interior. Inclusive, algumas vezes, atendendo a convites meus quando era prefeito de Salvador.”

Neto destacou ainda o simbolismo da homenagem: “Você está recebendo o título que foi concedido quando a Assembleia Legislativa tinha como deputado um jovem combativo, que já mostrava o grande político que se tornaria: Bruno Reis, hoje nosso prefeito. E agora é entregue por Sandro Régis, um símbolo de coerência e compromisso.”

Moro: “Brasil precisa de alguém como Caiado”

O senador Sérgio Moro também discursou, com críticas duras ao governo federal e uma defesa enfática da candidatura de Caiado à presidência. “Fazem dois anos que uma maldição se abateu sobre o Brasil. O Brasil cometeu um grande erro ao colocar o PT e o Lula de volta ao poder. A economia está em frangalhos, a inflação nos supermercados assusta. O que era picanha virou abóbora, virou ovo, e agora não virou nada.”

Moro também chamou atenção para os índices de violência: “Na Bahia, apesar de toda a beleza e grandeza do povo, temos o estado mais violento do país. Foram mais de 4.400 assassinatos no ano passado, mil a mais que no Rio de Janeiro.”

E completou com um apelo por mudança: “Por isso a gente precisa de alguém firme. Alguém que já foi testado, como Ronaldo Caiado. Quando fui ministro da Justiça, estive com ele em Goiânia. Lá, os indicadores são muito melhores do que na maioria dos estados.”

Encerrando, Moro declarou: “Hoje é o dia em que a Bahia virou Goiás e Goiás virou Bahia. E que o Brasil está aqui presente para aclamar e começar uma longa caminhada para colocar Ronaldo Caiado na presidência da República.”

Outras lideranças

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), anfitrião do evento, exaltou a trajetória do governador goiano e afirmou que Caiado representa o tipo de liderança que o Brasil precisa. “É um homem público que inspira, entrega resultados e faz história por onde passa. Sua gestão em Goiás é referência nacional em segurança, saúde e educação. Hoje, temos orgulho em torná-lo cidadão baiano”, declarou.

Diante de uma multidão e dezenas de autoridades políticas de todo o país, incluindo mais de 250 prefeitos de Goiás e da Bahia, o evento teve tom de aclamação à figura de Caiado. José Délio, prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana de Municípios, reforçou o apoio dos prefeitos goianos. “Estamos aqui em nome de mais de 100 prefeitos que vieram expressar gratidão a um governador que trabalha com todos, sem distinção partidária. Um verdadeiro municipalista”, afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, também destacou o simbolismo da homenagem. “Enquanto muitos diziam que era impossível, Caiado fez Goiás ser número um em segurança, educação e combate à corrupção. Agora, está pronto para fazer o mesmo pelo Brasil”, pontuou. Ele ainda criticou a atual gestão federal e defendeu um Brasil mais justo, com coragem e experiência na liderança.

A cerimônia foi marcada por discursos empolgados, forte presença popular e lideranças de peso como o senador Sérgio Moro e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. O evento consolidou Salvador como ponto de partida simbólico da caminhada nacional de Ronaldo Caiado, que reforçou sua relação com a Bahia, destacando o laço afetivo com a esposa Gracinha Caiado, nascida em Feira de Santana.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado / Política