24 de maio de 2024
TJGO

Mulher consegue na justiça liberação para fazer cirurgia bariátrica pelo SUS

O Estado tem o prazo de 60 dias para realizar o procedimento na mulher
Mulher consegue na justiça liberação para fazer cirurgia bariátrica pelo SUS. (Foto: Divulgação)
Mulher consegue na justiça liberação para fazer cirurgia bariátrica pelo SUS. (Foto: Divulgação)

Depois de quase um ano na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), uma mulher de 48 anos, com quadro de obesidade, conseguiu na justiça a liberação para fazer a cirurgia bariátrica. O Estado tem o prazo de 60 dias para realizar o procedimento na mulher.

A liminar foi emitida pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) no último dia 16 de fevereiro. Conforme a prescrição médica, a mulher também receberá consultas, exames e pré-operatórios.

De acordo com o TJGO, no diagnóstico da mulher, consta que ela possui quadro de obesidade e depressão. Além de fibromialgia, diagnóstico de hérnia de disco, lesões no joelho e valvulopatia devido à obesidade.

Além disso a paciente confirmou que faz uso de medicamentos e mudou a alimentação, mas, não obteve resultados. Por isso, necessitaria da bariátrica com urgência, para não causar futuros problemas   de saúde.

Segundo o defensor público Felipe Takayassu, o pedido foi tratado como urgência e deve ser providenciado em uma prazo máximo de 48 horas. Em caso de descumprimento, a multa diária a ser aplicada será de no mínimo, R$ 1 mil.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Leonardo Calazenço

Jornalista - repórter de cidades, política, economia e o que mais vier! Apaixonado por comunicação e por levar a notícia de forma clara, objetiva e transparente.