09 de outubro de 2024
Cidades

Motorista é flagrado transportando madeira ilegal e pode perder carreta avaliada em R$ 500 mil

Motorista pode ser punido com perda da carreta. (Foto: PRF)
Motorista pode ser punido com perda da carreta. (Foto: PRF)

Seis metros cúbicos de madeira ilegal foram apreendidos na noite desta sexta-feira (19), transportados em uma carreta pela BR-153, em Morrinhos, na região sul do estado.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 19h, um bitrem foi parado na unidade operacional local. O motorista, que estava acompanhado de um filho menor de idade, afirmou que os compartimentos de carga estavam vazios. O carregamento, segundo ele, já havia sido entregue em Minas Gerais.

Porém, durante a fiscalização, pouco mais de seis m³ das espécies Angelim Pedra e Cumaru, consideradas madeiras nobres, foram encontradas. Questionado sobre a documentação fiscal e ambiental, obrigatórias para o transporte, o motorista disse que não possuía. Quando os policiais fariam uma busca na cabine, o homem rasgou uma Guia Florestal e tentou esconder na bermuda.

Conforme a PRF, a guia era falsa e ele tentava destruir prova que o vinculasse com a empresa que constava na guia, conhecida no estado do Pará por envolvimento em extração ilegal de madeira e falsificação de documentação ambiental.

Ele deverá responder na Justiça por crime ambiental e poderá perder o veículo, avaliado em cerca de R$ 500 mil. O caminhão com a carga está retido no pátio da PRF aguardando o Ibama, responsável por aplicar as penalidades cabíveis, dentre elas, o perdimento do autocarga.


Leia mais sobre: / Cidades