22 de maio de 2024
Goiânia

Mostra online de filmes relembra acidente do Césio 137

Césio 137 foi o maior acidente radiológico do mundo. (Foto: SES-GO)
Césio 137 foi o maior acidente radiológico do mundo. (Foto: SES-GO)

A Mostra de Filmes Para Não Esquecer vai destacar neste ano os 34 anos do acidente com o Césio 137 em Goiânia. Entre as películas está ‘Césio 137: O Pesadelo de Goiânia’, de 1990, que foi restaurado digitalmente recentemente.

O elenco tem estrelas como Paulo Betti, Denise Milfond e Stepan Nercessian. O filme é de Roberto Pires.

A abertura da mostra será no dia 13 de setembro, às 16h, de forma online. O sobrevivente do acidente Odesson Alves Ferreira, um dos fundadores da Associação das Vítimas do Césio 137 em Goiânia (AVCésio) participará. Além dele, marcam presença os cineastas Ângelo Lima, Benedito Ferreira, Michael Valim e Petrus Pires e o Professor Dr. Alphonse Kelecom, do Laboratório de Radiobiologia e Radiometria do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

A mostra pode ser acessada por este link. Os filmes estão disponíveis aqui.

Além do longa-metragem, a mostra exibe online e gratuitamente mais sete filmes sobre o maior acidente radiológico da América Latina, ocorrido na Cidade de Goiânia, em setembro de 1987. Entre os filmes, a estreia mundial de uma entrevista exclusiva com Odesson Ferreira, um dos sobreviventes do acidente e fundador da Associação das Vítimas do Césio 137 de Goiânia (AVCésio), gravada em Berlim.

Clique aqui para ver a programação


Leia mais sobre: / Goiânia