05 de outubro de 2024
Pesar

Morre o jornalista e escritor Hélio Rocha, aos 83 anos, em Goiânia

Um dos mais respeitados nomes da imprensa de Goiás, ele atuou por mais de 70 anos na profissão
Hélio Rocha morreu nesta terça-feira (05/03), aos 83 anos, em Goiânia (Foto: Divulgação)
Hélio Rocha morreu nesta terça-feira (05/03), aos 83 anos, em Goiânia (Foto: Divulgação)

O jornalista e escritor Hélio Rocha, que estava internado no Hospital Renaissance, em Goiânia, tratando de uma infecção urinária, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 83 anos. Referência no jornalismo e na literatura goiana, ele também foi editor-chefe, editorialista e colunista do O Popular por mais de 40 anos.

Além disso, e de ser um dos mais respeitados nomes da imprensa de Goiás, Hélio Rocha iniciou sua trajetória no final da década de 1950 e atuou por mais de 70 anos e, além de atuar no O Popular, também aparece como um dos nomes responsáveis por fundar o Diário da Manhã.

Em seu currículo ainda constam trabalhos para o Correio Braziliense, O Globo, Veja e Associated Press. Fundador e primeiro titular da cadeira 32 da Academia Goiana de Letras, Hélio Rocha é autor, entre outras obras, de Os Inquilinos da Casa Verde, que retrata a trajetória dos governadores de Goiás desde Pedro Ludovico Teixeira.

Em sua homenagem, tanto o Governo de Goiás, quanto de Goiânia prestaram pesar.

“Neste momento de dor, estamos em oração para que Deus conforte a família, em especial seus filhos Bruno, Marcelo e Ana Cecília, netos e bisnetos; além de todos os admiradores de sua brilhante trajetória. Nossos sinceros sentimentos”, escreveu o governador Ronaldo Caiado.

Rogério Cruz, por sua vez,

É com imensa tristeza que eu e minha esposa, Thelma Cruz, recebemos a notícia do falecimento do jornalista e escritor Hélio Rocha, na tarde desta terça-feira (5/3). Hélio foi uma figura emblemática do cenário cultural e midiático de Goiás, responsável por preservar para as próximas gerações grande parte da nossa história.

Hélio contribuiu significativamente para diversos jornais, incluindo o Diário de Goiás e O Popular. Também escreveu para o Diário da Manhã, onde chegou a participar da sua implantação. Foi também autor de obras fundamentais para a compreensão da história política e social de Goiás, além de ter contribuído imensamente para a cultura do Estado.

Neste momento de luto, escreveu: “expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar com Hélio Rocha. Que seu espírito pioneiro e sua obra perdurem, mantendo viva a chama de sua memória em nossos corações e na história de Goiás.”

A causa da morte de Hélio Rocha ainda não foi divulgada.


Leia mais sobre: / / / Goiânia