27 de maio de 2024
Catalão • atualizado em 28/04/2024 às 12:23

Ministro da Educação confirma a Marconi criação das universidades federais em Catalão e Jataí

Em reunião na tarde destaca quarta-feira, 20, entre o governador Marconi Perillo e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi confirmada a criação das novas universidades federais de Catalão e Jataí.

Mercadante afirmou que o MEC está fazendo os ajustes finais no projeto de lei de criação das duas Instituições de Ensino Superior (IFEs) para, então, enviá-los para aprovação no Congresso Nacional. “Estamos trabalhando nessa perspectiva e reafirmei o compromisso que já tínhamos com o governador Marconi Perillo para criar as duas novas universidades de Goiás”, afirmou, Mercadante.

O governador reconheceu o empenho do ministro e disse que, com o gesto, a presidente Dilma promove um “grande avanço para a educação superior em Goiás, triplicando o número de universidades federais no Estado”. “Nós fizemos os estudos no MEC sobre a possibilidade de desdobrarmos aa nossa universidade federal de Goiás em dois câmpus que estão consolidados, têm estrutura, densidade, perspectiva de futuro em duas novas universidades”, disse o ministro da Educação. “Em 60 anos, nós só temos uma universidade federal em Goiás e passaríamos a ter novas duas universidades”, celebrou o ministro. Segundo ele, restam apenas ajustes na área orçamentária para que o texto seja encaminhado ao Congresso. “Nós ainda temos um ajuste a fazer que é o esforço de redução de pessoal, porque nós teríamos um pequeno acréscimo com esses dois câmpus, mas eles trarão muito mais avanços para a economia do Estado do que qualquer outra iniciativa que a gente possa ter”, afirmou.


Leia mais sobre: Catalão / Política