25 de maio de 2024
Aperfeiçoamento

Ministro da Educação anuncia aumento da oferta de bolsas de formação para docentes

O MEC vai aumentar em 54% o número de vagas em programas de formação de professores do nível superior, com 31 mil novas bolsas
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou, na última terça-feira (28), que o Ministério da Educação (MEC) vai aumentar em 54% o número de bolsas dos programas de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP). Serão mais de 31 mil novas bolsas de estudo destinadas a professores do nível superior.

Os benefícios passarão de 57.682 para 88.963 bolsas. As bolsas de iniciação serão concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Pibid terá acréscimo de 25.656 bolsas, subindo de 29.378 para 55.034, e a PRP, mais 5.625 beneficiários, totalizando aumento de 28.304 para 33.929.

LEIA TAMBÉM: Após 10 anos sem reajustes, bolsas CNPq e Capes terão novos valores em março

Conforme informações do presidente da Capes, Mercedes Bustamante, das 253 Instituições de ensino superior com projetos aprovados para o Pibid, 187 poderão ter aumento no número de bolsas. Já nos projetos aprovados para a residência pedagógica, das 230 instituições credenciadas,  92 atendem aos critérios para receber mais benefícios. Serão abertos dois períodos para o início das atividades dos novos bolsistas: de 1º a 15 de maio de 2023 e de 1º a 15 de junho de 2023. 

Segundo o ministro Camilo Santana, a ampliação dos programas de bolsas vai auxiliar no entendimento da demanda das instituições de ensino superior do Brasil. Para Santana, a formação do ensino superior influencia diretamente na educação básica. “Para alfabetizar melhor, precisamos melhorar também a qualidade da formação dos nossos professores. Por isso, vamos ampliar as bolsas dos programas de iniciação à docência e residência”, defendeu Camilo.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / Brasil