17 de abril de 2024
Política • atualizado em 02/07/2023 às 10:06

Ministro Alexandre Padilha inaugura ala de hemodinâmica do HMAP e anuncia mais recursos para Aparecida

Aparecida de Goiânia pede 10 milhões para o HMAP e Ministro Padilha diz que o Ministério da Saúde quer ajudar
Ministro Alexandre Padilha na coletiva de imprensa no HMAP. Foto: Altair Tavares
Ministro Alexandre Padilha na coletiva de imprensa no HMAP. Foto: Altair Tavares

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), participou da inauguração, neste sábado (01/07), da nova ala de hemodinâmica do Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP). Durante a coletiva anunciou mais recursos para o município e falou da reunião marcada com o Governador Ronaldo Caiado (UB) para conversar sobre a Reforma Tributária.

Leia também: HMAP realiza maratona para comemorar 1 ano de gestão do Albert Einstein

O ministro cumpriu agenda oficial com o prefeito Vilmar Mariano (Patriotas) e outras autoridades locais. Aproveitou o evento e revelou que tem mantido diálogo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre mais recursos de custeios para o município. Também fez questão de lembrar que o hospital foi fruto do trabalho do ex-prefeito Maguito Vilela.

“Na época, o prefeito Maguito foi o único que recebeu recurso direto do Ministério da Saúde para a construção de hospitais”   

Ministro Alexandre Padilha

Destinado ao tratamento de doenças cardiovasculares. A nova ala do hospital conta com equipamentos para atender os pacientes que necessitam de angioplastia, cateterismo, tratamento de infarto agudo do miocárdio e outras doenças vasculares.

Programa de redução de filas na saúde

O ministro elogiou a qualidade e a humanização do HMAP. Falou que o modelo da gestão da saúde em Aparecida é uma inspiração para o governo federal. E a ministra Nísia observa de perto o programa de redução de filas de cirurgias e de exames. “Estamos acompanhando o que Aparecida tem feito na redução das filas em especialidades que são complexas, tais como ortopedia, oftalmologia e cirurgia vascular. É uma alegria poder estar aqui e aprender com Aparecida de Goiânia que podemos reduzir, sim, o tempo de espera por cirurgias e exames no SUS”, disse Padilha.

Leia também: Entidades do setor produtivo assinam carta em apoio a Caiado por posição contrária a Reforma Tributária

O prefeito Vilmar Mariano agradeceu o apoio do governo federal e o empenho do ministro. Disse que os recursos vão ajudar a consolidar Aparecida como uma referência em saúde pública no estado.

“Estamos muito felizes com essa visita do ministro Padilha, que é um grande amigo de Aparecida e um grande gestor público. Esses recursos vão nos permitir avançar ainda mais na saúde, que é uma prioridade da nossa administração. Vamos construir um hospital moderno e ampliar o acesso à atenção básica, garantindo mais saúde e dignidade para o nosso povo”

Prefeito Vilmar Mariano

Ala de hemodinâmica

A ala de hemodinâmica do HMAP é inédita no serviço público de saúde municipal. Antes os pacientes de Aparecida infartados ou com problemas circulatórios, aguardavam vagas de internação fora da cidade. Agora, são atendidos em Aparecida de Goiânia. Se não tratadas em tempo oportuno as doenças cardiovasculares podem causar complicações graves e levar à morte.

HMAP

O Hospital Municipal de Aparecida é o maior do Estado, construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 39 UTI´s adulta e 10 pediátricas, 155 leitos de enfermaria e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Notícias do Estado

Fabrício Carvalho

Casado com Kariny Melo e pai do Ítalo Melo. Na vida o que vale é ter histórias para contar.