26 de junho de 2022
Destaque 2

Menos mortes de idosos acima de 80 anos em Aparecida pode ser efeito da vacinação, diz secretário

Secretário Alessandro Magalhães. Foto: divulgação.
Secretário Alessandro Magalhães. Foto: divulgação.

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, destacou que no município o número de mortes da população de idade igual ou superior a 80 anos está em queda em decorrência da covid-19, desta maneira acompanhando os dados de todo o estado de Goiás. Magalhães afirmou que o número de óbitos em Aparecida caiu de 29 % para 20% em relação às mortes por coronavírus e ele atribui essa queda à vacinação.

“Aparecida começou a vacinar no início de fevereiro os idosos acima de 80 anos. Então eu acredito que seja mais efeito da vacinação do que do isolamento, até porque esse é um público que pouco sai de casa. Olhando o cenário de Aparecida, onde a gente conseguiu vacinar no início de fevereiro grande parte da nossa população acima de 80 anos, onde inclusive já tomou a segunda dose ainda em fevereiro, então eu acredito que é mais por causa da vacina do que distanciamento e aí precisa de estudos para comprovar isso, pois é só uma opinião pessoal”, concluiu o secretário em entrevista à Rádio Bandeirantes, na manhã desta quinta-feira (25).

A prefeitura também anunciou na tarde desta quarta-feira (24) que vai restringir o funcionamento do comércio no município. A decisão foi após reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, que analisou o atual momento e que entendeu a necessidade. Segundo a prefeitura, a cidade segue com a matriz de risco no cenário laranja.

Continua após a publicidade

O secretário disse que a decisão de restringir aos finais de semana se deu devido às imagens vistas no último final de semana de pessoas se aglomerando na cidade.

“O que nos preocupou foram aquelas imagens do final de semana que circularam na imprensa, onde a população se aglomerou no sábado pela manhã num curto espaço pra fazer compras. E por isso o comitê achou por bem restringir o sábado pela manhã também”, explicou.

Por outro lado, o secretário observou com otimismo uma queda de 9% no número de pessoas infectadas com a covid-19 na última semana em Aparecida.

Continua após a publicidade

“Aparecida testa muito e nos últimos sete dias, a taxa de positividade dos exames caiu 9%, estão oscilando entre 8 % e 10% nos últimos sete dias. Então esse é um dado importante. Outro dado importante é que a taxa de ocupação de leitos de UTI está estável nos últimos sete dias em 91%”, concluiu.