23 de abril de 2024
Saúde

Médicos recebem atualização sobre dengue em Aparecida de Goiânia

Médicos de Aparecida de Goiânia passam por treinamento para lidar com o aumento do número de casos da dengue.
Esse processo de capacitação esta sendo executado de forma presencial e por vídeo aula.(Foto: Claudivino Antunes)
Esse processo de capacitação esta sendo executado de forma presencial e por vídeo aula.(Foto: Claudivino Antunes)

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está preparando médicos da rede para lidar de forma rápida se houver aumento nos casos suspeitos e confirmados de dengue. Esse processo de capacitação está sendo executado de forma presencial e por video aula.

Na tarde desta quarta-feira (7), foi a vez dos profissionais da atenção primária que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) assistirem a uma palestra, realizada na Cidade Administrativa, pela infectologista Thaís Alarcon Duarte Braga, credenciada na SMS e que também atua no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia.

“Um profissional de Saúde precisa estar sempre atualizado e trabalhamos isso de forma continuada em Aparecida. No caso da dengue, já temos tomado diversas providências devido ao aumento dos casos, como essa capacitação em massa. Já abrimos o atendimento a casos suspeitos e confirmados da doença sem necessidade de agendamento nas 42 UBS’s, dentre outras iniciativas”, destacou o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, o plano de combate às arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, também inclui outras ações, como o fortalecimento dos suprimentos necessários no estoque, a expansão dos exames laboratoriais disponíveis para a atenção básica e a capacitação presencial de todos os coordenadores da rede pela médica infectologista Thaís Alarcon.

Já Henrique do Carmo fez questão de destacar que.“entendendo as duas realidades, da atenção básica e das urgências, com rotinas médicas distintas, traçamos duas estratégias diferentes. Estamos fazendo essa capacitação hoje e preparamos uma vídeo aula com a Dra. Thaís que será aplicada durante os plantões de urgência para capacitarmos os médicos do setor. Além disso, com o apoio da governança clínica, atualizamos o protocolo municipal do manejo clínico da dengue e das outras arboviroses. Com isso, teremos uma boa adesão dos médicos, trazendo maior segurança e qualidade assistencial para nossos pacientes. ”Enfatiza o coordenador médico da Rede de Urgências da SMS.

Adesão dos médicos

Na capacitação desta quarta, o médico André Antunes Coutinho, da equipe da UBS Buriti Sereno, elogiou a iniciativa: “Esse treinamento vai nos ajudar bastante para nos atualizar e passaremos esse conhecimento para nossos colegas e para a população. Também focamos na diferenciação dos casos de dengue com os de síndrome gripal que estão aumentando em todo o País e entendemos melhor os novos fluxos internos e a melhor forma de conduzir os casos na hora oportuna. Estamos gratos por essa aula, veio em boa hora. ”


A médica Isabela Oliveira Carvalho, da UBS Pontal Sul II, concordou com o colega: “Para nós que estamos na atenção primária, é fundamental estarmos atualizados com os protocolos para auxiliar ao máximo nesse combate à dengue. Dessa forma, podemos acolher as pessoas, fazer os primeiros atendimentos e dar o manejo adequado com a rede devidamente integrada para garantir o melhor tratamento possível para nossos pacientes”.

Como está o atendimento à dengue em Aparecida

O atendimento nas UBSs é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para ser atendido sem agendamento, os pacientes com sintomas de dengue só precisam apresentar documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de endereço. As consultas ocorrem seguindo a agenda e a capacidade de cada unidade. Ao mesmo tempo, as UPAs e Cais continuam atendendo 24h, todos os dias da semana, sem agendamento, aos pacientes com suspeita de dengue, principalmente os casos mais graves.


Leia mais sobre: / / / Cidades

Helma Bessa

Jornalista formada pela Universidade UNIP