15 de junho de 2024
Pesquisa

Média de vacinação contra Covid-19 em Goiás ficou abaixo da nacional, em 2023

Em Goiás, somente 52,6% da população acima de cinco anos de idade tomou ao menos uma dose da vacina contra Covid-19; no Brasil foram 58,6%
Goiás segue abaixo da média nacional na vacinação contra Covid-19. Foto: Reprodução
Goiás segue abaixo da média nacional na vacinação contra Covid-19. Foto: Reprodução

Apenas 52,6% da população goiana acima dos cinco anos de idade recebeu ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 até o primeiro trimestre de 2023. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (23), esse número está abaixo da média nacional. Em todo o Brasil, a cobertura vacinal contra Covid atingiu os 58,6%.

A pesquisa investigou o percentual de pessoas que se vacinaram pelo menos uma vez contra a Covid-19, em todo o país. No primeiro trimestre de 2023, a estimativa é de que 6,3 milhões de pessoas de cinco anos ou mais de idade tinham tomado pelo menos uma dose da vacina. O número representa 91,6% da população dessa faixa etária em Goiás.

Vacinação por sexo

Entre os homens, 3,1 milhões declararam ter tomado pelo menos uma dose (90,2%), e, entre as mulheres, esse número alcançou 3,2 milhões (93,0%). Nacionalmente, foram 188,3 milhões de pessoas maiores de cinco anos com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19, o que representa 93,9% da população dessa faixa etária.

Separando os grupos de acordo com o sexo, em Goiás, a cobertura vacinal contra Covid-19 foi ligeriamente maior entre as mulheres. Entre os homens com cinco anos ou mais de idade entrevistados, 51,2% responderam ter tomado todas as doses da vacina recomendadas no período de referência. Entre as mulheres, esse número chegou a 54,0%.

A nível nacional, essa média foi ainda maior. De acordo com a pesquisa, 56,5% dos homens com idade superior a cinco anos tomaram todas as doses recomendadas da vacina contra Covid. No público feminino esse número atingiu 60,4% das pessoas desta faixa etária.

Casos de Covid em 2023

A PNAD Contínua também investigou, no primeiro trimestre de 2023, a taxa de infecção por Covid-19 entre pessoas com cinco anos ou mais de idade. Estima-se que 2,4 milhões de pessoas, em Goiás, tiveram, pelo menos uma vez, Covid-19 confirmada por teste ou diagnóstico médico. Isso significa um percentual de 35,5% da população desta faixa de idade no estado, dos quais 33,4% eram homens e 37,5% mulheres.

    Considerando a categorização por idade, observa-se, ainda, que 2,2 milhões de pessoas com idade superior a 18 anos declararam ter testado positivo ou ter tido diagnóstico médico de infecção por Covid-19. Já entre crianças e adolescentes, isto é, pessoas de 5 a 17 anos, esse número foi 263 mil pessoas em Goiás.


    Leia mais sobre: / / / / Notícias do Estado

    Luana Cardoso

    Luana

    Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.